24 de setembro de 2009

Curso de Formação à Distância do Instituto Camões - Candidaturas até dia 30 Setembro!


Decorre, até dia 30 do corrente, o período de candidaturas para os cursos de formação à distância do Instituto Camões (1.º Semestre). Mais informaçãoes na página oficial do ICA: http://www.instituto-camoes.pt/.

Bolsas do Instituto Camões para 2009/2010


O Instituto Camões anunciou a atribuição de bolsas de estudos aos seguintes cidadão japoneses, que venceram o Concurso de Eloquência da Universidade de Quioto: Ryoji Nioka e Kentero Asai, ambos da Universidade de Estudos Estrangeiros de Quioto, que irão frequentar a Universidade de Lisboa e de Coimbra, respectivamente.

18 de setembro de 2009

"Viver o Japão", por André Miraldo

Com a devida vénia à Embaixada do Japão em Lisboa, reproduzimos o testemunho de André Miraldo, do 11º Ano, 16 anos, da Escola Secundária de José Falcão, em Coimbra, participante do programa "Japan-Europe High School Student Exchange Program" de 2009.

"Antes de mais, esta foi uma oportunidade única na minha vida. Não tenho maneira de expressar a minha gratidão a todos aqueles que permitiram a realização deste programa e a quem me elegeu para participar.

Quando fui contactado pela Embaixada do Japão em Portugal e me disseram que havia sido escolhido como o representante de Portugal neste programa, fiquei extremamente feliz. Tinha-me sido dada a oportunidade de conhecer a vida de um estudante do secundário do Japão e viver, sentir a cultura de um país pelo qual me interessava desde pequeno, através de uma experiência única.

A 20 de Junho de 2009, parti para esta grande aventura. Desde logo, sendo este um programa envolvendo toda a Europa, conheci os outros participantes e imediatamente percebi que teria a oportunidade de conhecer muitos jovens com interesses semelhantes aos meus. Passámos a primeira semana juntos, em Tóquio, com o staff da IFA, pessoas excepcionais que nos apoiaram imenso, começando a integrar-nos nalguns aspectos únicos da cultura japonesa.

A 27 de Junho, parti para Yokosuka/Yokohama, rumo à verdadeira experiência de vida de um jovem estudante japonês. Conheci a minha fantástica família, “Família Tanaka”, que se mostrou disponível, amável e me tratou quase como um verdadeiro filho. Dado que tinha estudado Japonês previamente, a comunicação não foi, de todo, difícil e, ao falar diariamente Japonês, consegui evoluir bastante na componente oral da língua. Graças à minha família e à sua disponibilidade, tive a oportunidade de conhecer Hiroshima, uma cidade que sonhava um dia poder visitar e cuja história tinha um grande desejo de conhecer melhor. A minha família proporcionou-me ainda a ida um concerto de uma banda que queria muito ver. Tive, de facto, muita sorte em vir para esta família; foi um grande prazer fazer parte dela.

A 1 hora de casa, encontrava-se a minha escola, uma escola moderna, com apenas 7 anos. Foi nesta escola que vivi uma experiência diferente de tudo o que havia vivido até ao momento. Percebi desde logo algumas diferenças no sistema de ensino, nas preocupações futuras dos estudantes e, principalmente, nos clubes da escola. Após as aulas, que acabavam, o mais tardar, às 15 horas, a grande maioria dos alunos ia para os seus respectivos clubes, clubes estes que consistiam não só em cerca de 20 tipos de desportos, mas em outras tantas actividades culturais como caligrafia, música (clube ao qual me juntei) e até Inglês.

Foi bastante fácil fazer amigos e eles esforçaram-se para me integrar ao máximo nos grupos, ajudando-me a gozar intensamente esta experiência. Graças a eles, e especialmente à minha Host Sister, “Yasuyo”, não tenho qualquer aspecto negativo a mencionar relativamente à minha vida escolar e vida de adolescente no Japão.
Os meus amigos e colegas possuíam ambições bastante variadas e tinham desde cedo definido o seu percurso académico e carreira e faziam tudo, estudando compenetradamente e regularmente, de modo a alcançarem os seus objectivos, algo que admirei neles. Toda a sociedade japonesa se esforça muito no campo laboral e reflectem-se em cada pessoa a sensatez e filosofia características da cultura.

Os Japoneses revelaram-se muito simpáticos e todos eles demonstravam interesse em conhecer o meu país, bem como cada um dos pormenores da minha cultura, o que me deixou alegre, pois consegui transmitir uma boa imagem de Portugal. Todos os que me apoiaram durante a minha estadia ajudavam-me a trabalhar o meu Japonês, ensinando-me vocabulário. Sempre que dava algum erro, corrigiam-me, não sendo frios e mantendo sempre uma atitude muito simpática.
Por fim, viver cada uma das emoções e particularidades desta cultura contribuiu muito para eu me desenvolver interiormente e ajudou-me a estabelecer novos objectivos na vida. Foi, de facto, uma experiência muito enriquecedora, da qual nunca esquecerei cada um dos momentos que vivi. Foi efectivamente a experiência de viver como um adolescente japonês que me ajudou a compreender a cultura de uma maneira única.

Obrigado a todos os que tornaram esta experiência possível."

André Miraldo
Escola Secundária de José Falcão, em Coimbra

17 de setembro de 2009

Adeus, Até ao Meu Regresso !

O Paulo Lopes Graça, querido colega e amigo, partiu ontem para uma nova etapa na sua carreira profissional, onde vai continuar a defender as cores nacionais, como diplomata de excepção que é. Boa sorte e... até já !

3 de setembro de 2009

Japão - Informações Úteis

Estas ilhas andam bastante instáveis nos últimos tempos. Assim, é sempre bom estar informado sobre o que fazer, a quem acorrer, etc., quando ocorrer algum desastre natural:

http://www.bousaihaku.com/cgi-bin/hp/index2.cgi?ac1=B934&ac2=&ac3=3907&Page=hpd2_view

http://www.tfd.metro.tokyo.jp/eng/index.html

http://tokyo-ame.jwa.or.jp/

http://www.metro.tokyo.jp/ENGLISH/POLICY/security.htm