30 de julho de 2012

Comemorações dos 450 anos da Fundação do Porto de Yokoseura (Saikai/Kyushu) pelos Portugueses (2)

A caminho da Festa comemorativa dos 450 anos da fundação do porto de Yokoseura/Saikai pelos portugueses



 Entrada do navio que transportava o Presidente da Câmara de Saikai e 
o Embaixador de Portugal no porto de Yokoseura


Saudações da população ao navio que transportava a delegação portuguesa às comemorações



Início das Festividades



Inauguração da lápide que assinala os 450 anos da fundação do porto de Yokoseura pelos portugueses



O Comandante da vizinha Base Naval norte-americana de Sasebo juntou-se à festa luso-nipónica




27 de julho de 2012

Comemorações dos 450 anos da Fundação do Porto de Yokoseura (Saikai/Kyushu) pelos Portugueses (1)






Museu de Yokoseura




Ancora duma nau portuguesa do século XVI que naufragou na baía de Nagasaki


Estátua do Padre Luís Fróis


Local onde estava a igreja edificada pelos portugueses




23 de julho de 2012

Revista WARIBASHI



A revista Waribashi, atingiu 5 anos de vida, um marco significativo para uma publicação temática gratuita sobre a cultura japonesa e a ligação entre Portugal e Japão, acaba de colocar a sua mais recente edição online, disponível para leitura e download gratuitos. 

A presente edição destaca, entre outros assuntos, a vida e trabalho da ilustradora Yara Kono, e a sua jornada entre três continentes. A análise à carreira do cineasta Sono Sion, a reportagem da Festa do Japão 2012, o principal evento de cultura japonesa na actualidade em Lisboa e uma visita à cidade emblemática de Quioto, são outros assuntos abordados. 

A Waribashi pode ser lida no site http://www.waribashi.pt.

18 de julho de 2012

"TEL - The European Library" com novo interface e versão alargada


Os investigadores de todo o mundo dispõem agora de um novo interface de pesquisa e acesso em linha às coleções das bibliotecas nacionais e de muitas outras bibliotecas universitárias de 46 países europeus, na sequência do lançamento da nova versão do portal TEL - The European Library, em 26.06.2012. 

Disponibilizando num único ponto de acesso mais de 200 milhões de fontes de grande qualidade, além de inovadoras ferramentas de pesquisa e recuperação de informação, a nova versão do TEL permite aos investigadores encontrar, utilizar e partilhar uma vasta gama de conteúdos, incluindo a consulta de 10 milhões de objetos digitais e 24 milhões de páginas em texto integral.

O portal TEL foi lançado inicialmente em 2005 como um serviço da CENL (Conference of European National Libraries), para a disponibilização de acesso federado às coleções de bibliotecas nacionais de toda a Europa. A Biblioteca Nacional de Portugal participa no TEL desde a sua criação, estando os seus registos bibliográficos e objetos digitais disponíveis nesse portal, sendo também agregados por essa via para o portal Europeana.

Esta nova versão do portal TEL resulta de uma colaboração inovadora entre o CENL e três outras organizações líder na área das bibliotecas: LIBER (Ligue Europeènne des Bibliothéques de Recherche), CERL (Consortium of European Research Libraries) e Fundação Europeana.

Mais informação e vídeo promocional sobre o novo portal TEL – The European Library.

2 de julho de 2012

NOVA School of Business and Economics, da Universidade Nova de Lisboa


A NOVA School of Business and Economics (NOVA SBE) é a escola internacional de gestão da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Afirma-se como a escola que melhor pode combinar o ensino da economia e gestão com a aprendizagem do português, num ambiente internacional, através da rede global de parcerias académicas existentes.

Presente em cerca de 150 escolas de 50 países, com quem estabeleceu 210 acordos, a NOVA SBE pretende desenvolver agora programas internacionais de formação em Gestão a alunos estrangeiros, através de várias instituições de ensino mundiais.
Mais informações sobre a NOVA SBE e dos seus programas pode ser encontrada aqui.