Dentro de algumas semanas, será possível ver em sua própria casa, onde quer que se viva, os 4 principais canais de televisão portuguesa, bem como alguns dos principais eventos desportivos nacionais, graças a um novo serviço de TV por Internet por banda larga. Saiba mais em: www.tvdeportugal.com.
28 de maio de 2009
Mariza em Tóquio
Mariza apresenta-se em Tóquio, no Hibiya Kokaido, no próximo dia 14 de Outubro. Bilhetes para o concerto estão à venda a partir do dia 27 de Junho.
Para mais informação www.kyodotokyo.com
26 de maio de 2009
João Salaviza premiado em Cannes
A curta-metragem «Arena» de João Salaviza, a única película portuguesa a concurso no 62º Festival de Cannes, venceu este domingo a Palma de Ouro na categoria de Curtas-metragens.
João Salaviza, de 25 anos, que já tinha visto «Arena» ser premiada no IndieLisboa, agradeceu em Cannes a oportunidade para mostrar o seu amor pelo cinema.
Este é o primeiro filme de João Salaviza, que até ao momento apenas tinha experimentado a câmara com o filme «Duas Pessoas, integrado no curso da Escola Superior de Teatro e Cinema.
Para o jovem cineasta, a exibição do filme em Cannes - o que aconteceu no sábado - já era uma vitória.
«Arena» é a história de Mauro, um rapaz que está a cumprir uma pena em prisão domiciliária e que enfrenta o dilema de transgredir a lei para acertar contas com um grupo de miúdos que também vivem à margem da lei. Este é um filme sobre violência urbana e juvenil, sobre bairros problemáticos que enchem páginas de jornais.
"(..)o Palma de Ouro é uma maravilha, mas bastante inesperado», considerou a produtora, acrescentando que o prémio poderá dar «continuidade» ao trabalho do jovem realizador João Salavisa."
João Salaviza fica a partir de hoje na História dos grandes do cinema português.
Com apenas 25 anos, o realizador acaba de transformar-se no primeiro português a vencer uma Palma de Ouro.
Cannes rendeu-se a Arena e deu-lhe o galardão para melhor curta-metragem.
Salaviza escreveu, filmou em 35mm e montou Arena, que conta com Carloto Cotta e Rodrigo Madeira nos principais papéis.
Esta é a segunda curta realizada pelo português (a primeira foi Duas Pessoas, de 2004, escrita por Inês Clemente, responsável pelo som em Arena). A fotografia é de Vasco Viana e a produção de François d’Artemare, Maria João Mayer (Filmes do Tejo).
Ficção, Portugal , 2009, 15′, 35mm
Argumento: João Salaviza
Fotografia: Vasco Viana
Som: Inês Clemente
Montagem: João Salaviza
21 de maio de 2009
Museu do Design abre portas dia 21 de Maio em Lisboa
O MUDE (Museu do Design e da Moda) inaugura no próximo dia 21 deste mês, no antigo edifício da sede do Banco Nacional Ultramarino, em plena baixa de Lisboa. O edifício ainda terá obras de adaptação e a sua abertura oficial só irá ter lugar no próximo ano, mas a exposição “Ante-estreia” do acervo é uma primeira mostra de uma colecção de nível internacional onde estão representadas peças desenhadas por nomes como: Phillipe Starck, Charles Eames, George Nelson, Arne Jacobsen, Verner Panton, Paul Henningsen, Vener Panton, Masanori Umeda, Henning Koppel, and Tom Dixon., referências fundamentais na história do design industrial e de Mobiliário.
Seis anos depois da compra da Colecção “Francisco Capelo” pela Câmara Municipal de Lisboa e três anos após a saída do acervo do Centro Cultural de Belém, a história do Museu do Design, conhece agora um novo capítulo: a abertura ao público em espaço próprio, num prédio de sete andares que ocupa todo um quarteirão da Baixa Pombalina. O Museu reúne alguns dos mais emblemáticos objectos desde meados da década de 1930 até à actualidade, mobiliário, moda e pequenos objectos utilitários que reflectem os principais movimentos e tendências do design mundial no século XX.
A exposição “Antestreia - Flashes do MUDE” apresenta 15 núcleos com uma seleção de 180 de peças de design, que foram protagonistas do seu tempo e que marcaram alterações ao nível das habitabilidades do espaço, os hábitos das pessoas e do próprio modo de entender o corpo, numa linha cronológica desde os anos 30 até ao final do século XX, incluíndo algumas peças de vestuário famosas assinadas por nomes como: Pierre Balman, Courrèges, Paco Rabanne, Gaultier, Vivienne Westwood ou Jonh Galiano.
Esta exposição vai estar patente ao pùblico até 11 de Outubro. Depois, a 4 de Junho, inaugura uma exposição de cartazes políticos - "Ombro a Ombro" - produzida pelo Museu do Design de Zurique, e que levanta interrogações sobre o modo como se processa a construção da imagem visual de um político, as suas rupturas e semelhanças ao longo do tempo.
http://www.mude.pt/
19 de maio de 2009
18 de maio de 2009
13 de maio de 2009
Guimarães - Capital Europeia da Cultura
A cidade de Guimarãesfoi oficialmente designada, em Bruxelas, Capital Europeia da Cultura em 2012, em conjunto com a cidade eslovena de Maribor. A decisão foi tomada pelos ministros da Cultura da União Europeia.
A decisão dos ministros dos 27 de escolher Guimarães encerra um processo de selecção iniciado há mais de dois anos. A candidatura de Guimarães, classificada pela UNESCO Património da Humanidade, foi lançada no final de 2006 pela então ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
A designação «Capital Europeia da Cultura» é uma iniciativa da Grécia, aprovada em 1985, com o objectivo de contribuir para a aproximação entre os povos europeus.
Lisboa, em 1994, e Porto, em 2001, neste caso em conjunto com a cidade holandesa de Roterdão, também já ostentaram a designação de Capital Europeia da Cultura.
Subscrever:
Mensagens (Atom)