28 de fevereiro de 2011
18 de fevereiro de 2011
JapanNET
O site da JapanNET é um espaço de comunicação entre as entidades existentes em Portugal com ligação ao Japão.
A ideia surgiu por iniciativa da Embaixada do Japão em Lisboa, depois de se constatar existirem cada vez mais associações e entidades com ligação ao Japão, que têm realizado várias actividades no sentido de aprofundar as relações de intercâmbio ao nível económico, cultural, educacional, desportivo, tecnológico, etc., não havendo, muitas vezes, ligação entre elas.
Contactos e informações adicionais:
Sector de Informação e Assuntos Culturais da Embaixada do Japão
Tel.: 21 311 05 60 | Email: bunka2@net.novis.pt
Para conhecer as Instituições e indivíduos que integram o JapanNET veja aqui .
A ideia surgiu por iniciativa da Embaixada do Japão em Lisboa, depois de se constatar existirem cada vez mais associações e entidades com ligação ao Japão, que têm realizado várias actividades no sentido de aprofundar as relações de intercâmbio ao nível económico, cultural, educacional, desportivo, tecnológico, etc., não havendo, muitas vezes, ligação entre elas.
Contactos e informações adicionais:
Sector de Informação e Assuntos Culturais da Embaixada do Japão
Tel.: 21 311 05 60 | Email: bunka2@net.novis.pt
Para conhecer as Instituições e indivíduos que integram o JapanNET veja aqui .
17 de fevereiro de 2011
Portugueses ganham prémio de melhor Edifício do Ano
O site ArchDaily revelou os vencedores do prémio Edifício do Ano 2010. Entre os vencedores estão três edifícios de arquitetos portugueses, todos no Grande Porto.
Dos sete edifícios que chegaram a finalistas do prémio Edificio do Ano, atribuído pelo site de arquiteturaArchDaily, três venceram nas categorias em que foram selecionados.
Na categoria Arquitetura Institucional, o prémio teve três vencedores, um deles português: a sede da Vodafone na Avenida da Boavista, no Porto, obra dos arquitetos José António Barbosa e Pedro Magalhães. Os outros dois prémios atribuídos nesta categoria distinguiram o Urban Outfitters Corporate Campus, em Filadélfia, EUA, desenhado por Meyer, Scherer & Rockcastle, e o Vakko Headquarters and Power Media Center, na Turquia, da autoria do atelier REX.
O Bar Temporário da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), projeto de Diogo Aguiar e Teresa Otto, foi o vencedor na categoria Hotéis e Restaurantes – uma montagem de 420 cubos luminosos que serviu para representar a FAUP na queima das fitas de 2010.
Na categoria Interiores o grande vencedor também foi português. A Closet House, do atelier Consexto, um espaço habitacional em Matosinhos, com apenas 44 metros quadrados, mereceu o galardão devido, sobretudo ás soluções apresentadas para a otimização do reduzido espaço.
Quanto aos restantes vencedores, o pavilhão da Dinamarca na Expo 2010, em Xangai, venceu na categoria Cultural e The Diana Centre, no Bernard College, em Nova Iorque, na categoria Educação.
Na categoria Arquitetura Industrial foi premiada a Laposa Winery, na Hungria, da autoria do Atelier Péter Kis. Na categoria Habitação o premiado foi o edifício 60 Richmond Housing Cooperative, no Ontário, Canadá, projetado pela empresa Teeple Arquitects. A Hunsett Mill em Norfolf, Inglaterra, foi a vencedora na categoria Casas, desenhada pelo grupo de arquitetos ACME.
O North Carolina Museum of Art, desenhado por Thomas Phifer, ganhou na categoria Museus e Bibliotecas, enquanto a Tampa Covenant Church, no Texas, ganhou na categoria Arquitetura Religiosa.
Na categoria Arquitetura Desportiva, o vencedor foi o Richmond Olympic Oval, projetado pela Cannon Design para as Olímpiadas de Inverno e para as Paraolimpíadas que se realizaram em Vancouver, no Canada. Finalmente, na categoria Infraestruturas, o prémio foi para a ponte de Esch, no Luxemburgo, projetada pela Metaform Arquitects e a T6-Ney & Partners.
O concurso para escolher o Edifício do Ano foi lançado pelo Arch Daily para celebrar um ano 2010 de sucesso do website – as visitas duplicaram, chegou aos 180 mil fãs no Facebook e mais de 24 mil seguidores no Twitter.
15 de fevereiro de 2011
PORDATA - Portugal Contemporâneo em Números
A Pordata é um serviço público, um projecto destinado a todos, pensado para um vasto número de utentes que comungam do interesse em conhecer, com confiança e rigor, mais sobre Portugal. É, por isso, com imenso orgulho que passo, a partir de hoje, a partilhar esta fonte de informação com todos os que possam dela necessitar.
A Pordata, Base de Dados de Portugal Contemporâneo, foi organizada pela FFMS, Fundação Francisco Manuel dos Santos. Esta foi criada em 2009 pelos seus fundadores, Alexandre Soares dos Santos e sua família, descendentes de Francisco Manuel dos Santos, a cuja memória decidiram consagrar a fundação.
14 de fevereiro de 2011
Iniciada a construção da fábrica de baterias da Nissan em Cacia, Aveiro
A fábrica de baterias para carros eléctricos da Nissan em Cacia, Aveiro, arrancou na passada sexta-feira dia 11, com o lançamento da primeira pedra, que tem o início da produção previsto para o próximo ano. A cerimónia de lançamento da primeira pedra da fábrica de baterias avançadas de iões de lítio, que representa um investimento de 156 milhões de euros, foi presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates.
A fábrica portuguesa vai produzir 50 mil baterias de iões de lítio por ano, que é o suficiente para satisfazer 25 por cento das necessidades do mercado europeu de veículos eléctricos Nissan e vai criar 200 postos de trabalho especializados directos e centenas de indiretos. Com uma área de 20 mil metros quadrados no complexo da C.A.C.I.A (Companhia Aveirense de Componentes para a Indústria Automóvel), "a unidade de produção da Nissan reforça o papel de Portugal como um local de investigação, produção e teste de componentes e soluções para veículos elétricos", considerou em comunicado o gabinete de José Sócrates. A primeira geração de baterias de iões de lítio permitirá uma autonomia de 160 quilómetros ao veículo, com baterias de 250 quilogramas.
A marca nipónica escolheu o mercado português para fazer o lançamento europeu do Nissan Leaf, o primeiro veículo 100 por cento eléctrico, e Portugal é o segundo país, depois do Japão, onde a Nissan investirá numa unidade nesta área de negócio. A Aliança Renault-Nissan - terceiro maior grupo automóvel a nível mundial em volume - está empenhada em ser líder na mobilidade de emissões zero. Para além de Portugal, a Aliança confirmou instalações de produção de baterias em França, no Japão, nos EUA e no Reino Unido.
"A aposta da Nissan em Portugal, através desta unidade de produção, é um aprofundamento do investimento nesta área e um investimento de grande dimensão em termos de criação de emprego, tecnologia e exportações, contribuindo para uma melhoria a longo prazo da economia nacional e regional", realça em comunicado o gabinete do primeiro ministro.
O Programa para a Mobilidade Eléctrica pretende criar as condições para a massificação do Veículo Eléctrico, com base numa infraestrutura adequada à evolução do parque de Veículos Eléctricos e no desenvolvimento de um modelo de serviço que permita a qualquer cidadão e organização o acesso a uma qualquer solução de mobilidade eléctrica fornecida por qualquer construtor de veículos.
11 de fevereiro de 2011
4 de fevereiro de 2011
ENTREGA DO PRÉMIO JOANA ABRANCHES PINTO
Teve lugar no dia 3 de Fevereiro, ao final da tarde, na Residência da Embaixada de Portugal a cerimónia de entrega do Prémio Joana Abranches Pinto. Trata-se de um galardão criado em 2008 pela antiga Vice-Cônsul da Embaixada de Portugal, Senhora D. Joana Abranches Pinto (ver link aqui). Pretende-se premiar artistas de nacionalidade portuguesa ou japonesa que contribuam para o aprofundamento das relações culturais entre Portugal e o Japão nas áreas das artes plásticas, arquitectura, música, cinema, teatro ou audiovisuais.
Nesta primeira edição foi galardoado o artista japonês Jun Shirasu. Este artista estudou em Tóquio, Londres e Lisboa, tendo sido discípulo de Bartolomeu Cid dos Santos. É autor de painéis de azulejos em Tóquio (estação de Nihonbashi), Macau (Museu de Macau), Almada (Estação do Pragal) e Palmela (estação ferroviária). Apresentaram-se este ano oito candidatos ao Prémio Joana Abranches Pinto.
O artista Jun Shirasu é representado em Portugal pela Galeria Ratton.
Esteve presente na cerimónia a Senhora D. Joana Abranches Pinto e cerca de 100 convidados dos meios artísticos e culturais japoneses.
Senhora D. Joana Abranches Pinto
2 de fevereiro de 2011
PORTUGAL NO CORAÇÃO
A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas irá organizar em 2011 mais uma edição do programa "Portugal no Coração", com o objectivo de levar a Portugal cidadãos portugueses com mais de 65 anos de idade, residentes fora da Europa e que, por razões de ordem económica, não visitem Portugal há mais de 20 anos.
As visitas decorrem em Maio e Outubro, sendo as candidaturas apresentadas junto da Embaixada de Portugal/ Secção Consular, respectivamente, até 19 de Março e 30 de Junho.
Informações e formulário podem ser obtidos junto da Embaixada.
Subscrever:
Mensagens (Atom)