14 de abril de 2011


ELEIÇÕES LEGISLATIVAS - DIA 5 DE JUNHO




1. As eleições para a Assembleia da República foram marcadas para o próximo dia 5 de Junho.
2. Nos termos da lei, o recenseamento eleitoral suspendeu-se 60 dias antes da data do acto eleitoral, isto é, no dia 6 de Abril.
3. De 27 de Abril a 2 de Maio os cadernos eleitorais estão expostos para consulta e reclamação.
4. Os eleitores recenseados na Embaixada de Portugal em Tóquio irão receber por correio, directamente de Portugal, na morada indicada no recenseamento, o boletim de voto e as instruções sobre como votar (o voto para a Assembleia da República faz-se por correspondência);
5. A Lei Orgânica nº 3/2010, de 15 de Dezembro, veio alargar e uniformizar o regime do exercício do voto antecipado. Podem votar antecipadamente na Embaixada, os seguintes eleitores recenseados em Portugal e deslocados no estrangeiro:

a) Militares, agentes militarizados e civis integrados em operações de paz, cooperação técnico-militar ou equiparadas;
b) Médicos, enfermeiros e outros cidadãos integrados em missões humanitárias como tal reconhecidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros;
c) Investigadores e bolseiros em instituições universitárias ou equiparadas, como tal reconhecidas pelo Ministério competente;
d) Estudantes inscritos em instituições de ensino ou que as frequentem ao abrigo de programas de intercâmbio;
e) Os cidadãos eleitores cônjuges ou equiparados, parentes ou afins que vivam com os eleitores mencionados nas alíneas anteriores;
f) Os eleitores doentes em tratamento no estrangeiro, bem como os seus acompanhantes;
g) Os militares que no dia da realização da eleição estejam impedidos de se deslocar à assembleia de voto por imperativo inadiável do exercício das suas funções;
h) Os agentes de forças e serviços que exerçam funções de segurança interna nos termos da lei, bem como os bombeiros e agentes da protecção civil, que se encontrem em situação análoga à prevista na alínea anterior;
i) Os eleitores que por força da representação de qualquer pessoa colectiva dos sectores público, privado ou cooperativo, das organizações representativas dos trabalhadores ou de organizações representativas das actividades económicas e, ainda, outros eleitores que, por imperativo decorrente das suas funções profissionais, se encontrem impedidos de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição.

O voto antecipado dos eleitores mencionados nas alíneas anteriores pode ser exercido entre o 12º e o 10º dias anteriores ao dia da eleição, devendo os eleitores fazer prova da sua identidade, do recenseamento eleitoral no círculo eleitoral de origem, apresentando documento comprovativo do facto de serem legalmente elegíveis para o voto antecipado.

Mais informações serão posteriormente disponibilizadas.


13 de abril de 2011

A Agência para a Segurança Nuclear e Industrial (NISA) do Japão elevou de 5 para 7 o grau de gravidade do incidente nuclear de Fukushima.

É importante referir que, na mesma altura, foi divulgado pelas autoridades que o volume global das emissões radioactivas, até ao momento, não excederam 10% das emissões geradas pelo acidente de Chernobyl.

Mais informações na Kyodo News.

6 de abril de 2011

Marta Pedro, arquitecta portuguesa radicada em Tóquio, vence Prémio Fernando Távora 2011

Um projecto de viagem de investigação com o título “A Song to Heaven ou o Japão Sublime em Frank Lloyd Wright: Da viagem de 1905 ao legado na arquitectura moderna japonesa” valeu à arquitecta Marta Navarro Pedro (n. Coimbra, 1980 e radicada em Tóquio desde 2005) o Prémio Távora 2011, uma bolsa no valor de seis mil euros, lançada pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OA/SRN).

A vencedora é licenciada pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (2005) e trabalha actualmente em Tóquio, onde se radicou em 2005, sendo professora convidada na Universidade Meiji. Na capital japonesa, Marta Pedro colaborou com o atelier do arquitecto Toyo Ito. Em Coimbra, trabalhou no projecto do Pavilhão para o Jardim de Santa Cruz, em colaboração com Cecil Balmond. 


Com “A Song to Heaven ou o Japão Sublime em Frank Lloyd Wright”, Marta Pedro propõe-se realizar uma viagem de estudo dos edifícios e lugares que marcaram a obra e o legado do arquitecto norte-americano no Japão, e a influência que ele deixou na arquitectura moderna neste país.



O Prémio Távora 2011 foi anunciado esta noite, na Câmara Municipal de Matosinhos, no decorrer duma sessão cujo programa incluía uma conferência pelo arquitecto espanhol Luís Moreno Mansilla, com o título “Un paseo por la mirada”. Mansilla é um dos membros do júri do prémio deste ano, ao lado do realizador Manoel de Oliveira, como convidado, dos arquitectos João Mendes Ribeiro (em representação da Casa da Arquitectura, em Matosinhos), e Margarida Vagos Gomes (OA/SRN), e ainda de António Magalhães Basto (por indicação da família Távora).



No texto em que justifica o prémio, e depois de enaltecer o número – 36, o mais elevado desde que a bolsa foi criada – e “a qualidade da generalidade das propostas concorrentes, pelo potencial que encerram como propostas de investigação no âmbito da arquitectura”, o júri afirma que o projecto de Marta Pedro se distingue dos restantes “por evidenciar, tal como na obra de Fernando Távora, a síntese (possível) entre tradição e modernidade, através da leitura da obra de Frank Lloyd Wrigth no Japão. Esta viagem transcende o tempo e o espaço para nos propor uma dimensão híbrida entre a arquitectura tradicional japonesa e a história da arquitectura moderna, traduzida de forma clara na arquitectura intemporal de Frank Lloyd Wright”.



O Prémio Távora foi criado em 2005, pela OA/SRN, em homenagem à obra e à lição de Fernando Távora (1923-2005). Nas edições anteriores, foram premiados projectos dos arquitectos Armando Rabaça, Cristina Salvador, Maria Moita, Sílvia Benedito e Nelson Mota. 



Marta Pedro fará a apresentação do resultado da sua viagem de investigação numa conferência a realizar em Matosinhos a 3 de Outubro, Dia Mundial da Arquitectura.

in PÚBLICO, 4 Abril 2011

2 de abril de 2011

Emb. Freitas Ferraz Visitou o Presidente da Câmara de Representantes

O Embaixador de Portugal em Tóquio, José de Freitas Ferraz, encontrou-se esta semana com o Presidente da Câmara dos Representantes do Japão, Sr. Takahiro Yokomichi, a quem entregou o voto de solidariedade e pesar para com o povo japonês aprovado por unanimidade da Assembleia da Républica a 11 de Março, no dia do sismo de grau 9 em Tohuku.