13 de janeiro de 2009

Celebrações dos 40 anos do Hospital "Luis de Almeida", em Oita

O Embaixador de Portugal no Japão, João Pedro Zanatti, participou em Oita, na ilha de Quiushu, no sul do Japão, nas celebrações dos quarenta anos da criação daquele hospital e na inauguração do novo edifício, com cerca de 350 camas, que conta com o sistema anti-sismico mais avançado doJapão. Este hospital conta com características tecnológicas de terceira geração, o que o coloca entre os melhores hospitais deste país.

O nome do hospital foi dado em homenagem ao cirurgião e padre Jesuíta português Luís Almeida, que viveu no Japão desde 1555, tendo fundado naquela cidade em 1557 o primeiro hospital segundo moldes ocidentais. Em 1556 foi efectuada a primeira intervenção cirúrgica.

Durante a sua intervenção nas comemorações, o Embaixador de Portugal realçou a figura de Luís Almeida, português e homem da Renascença, como cientista, cirurgião e homem de fé com grandes preocupações sociais que o levaram a fundar, também no Japão, os primeiros hospícios, orfanatos e leprosarias. Emb. Zanatti aproveitou ainda para relembrar as celebrações em 2010 do Tratado de Paz Amizade e Comércio Luso-Japonês, que assinala o reencontro de Portugal e Japão no Séc XIX, como o momento ideal para se reforçarem as relações bilaterais também através da cooperação na área da medicina.

De realçar que Oita é uma das cidades no sul do Japão onde é evidente o culto da memória dos Portugueses de Quinhentos, não só através do Hospital (que alberga o Consulado Honorário e um pequeno museu dedicado a Luís Almeida), como no nome de ruas e praças e sobretudo num conjunto de estátuas que decoram o centro da cidade, nomeadamente de Luís de Almeida, S. Francisco Xavier e de uma Nau Portuguesa rodeada de painéis de azulejos alusivos a Aveiro, cidade com quem Oita se encontra há 30 anos geminada e com quem mantém contactos frequentes.