27 de janeiro de 2010

Expo 2010 Xangai - Portugal tem Pavilhão "Verde"

As obras já começaram e dia 1 de Maio é apresentado ao público o pavilhão - de fachada revestida a cortiça - que vai representar o país na maior exposição universal alguma realizada.


Proposta de fachada do Pavilhão de Portugal  entregue à organização, para aprovação.
Proposta de fachada do Pavilhão de Portugal entregue à organização, para aprovação.

Com inauguração marcada para o próximo dia 1 de Maio, a exposição mundial de 2010 realiza-se em Shangai, China, sob o tema Better City, Better Life - Melhores Cidades, Maior Qualidade Vida. E Portugal já tem pronto o projecto do seu pavilhão. Com uma área de 2 000 m2, apresenta uma fachada revestida de cortiça, material nacional, reciclável e ecológico, reflectindo o conceito de sustentabilidade dos edifícios das cidades contemporâneas. Lá dentro, mostra-se ao mundo as relações históricas entre Portugal e a China e destacam-se também os avanços nacionais no domínio das energias renováveis e da criação de produtos inovadores aos níveis ambiental e energético.

Da autoria do arquitecto português Carlos Couto, estabelecido em Macau, o projecto para a construção do pavilhão está orçado em três milhões de euros, e a sua execução é da responsabilidade de um consórcio liderado pela PAL Asiaconsult.

A exposição termina no dia 31 de Outubro e tem como mascote Haibao, um caracter azul, que significa tesouro dos mares.

http://www.portugalexpo2010.com.pt/vPT/index.html

(in Visão online, 27/01/10)