31 de maio de 2010

Prémio Literário "Rodrigues o Intérprete"




Realizou-se na passada sexta-feira, na Residência da Embaixada, a cerimónia de entrega da 16ª edição do Prémio literário ‘Rodrigues o Interprete’, ao Professor Catedrático japonês Atsushi Ichinose, actual director do Departamento de Estudos Luso-Brasileiros da Universidade de Sofia, pela sua obra ‘Contraste na Revolução Portuguesa - Salazar e Cravos’.


A Cerimónia foi precedida por um sarau musical com três cantores líricos ,que interpretaram temas clássicos japoneses, fados, árias de diversas óperas e música sacra portuguesa da autoria de D. João IV.


Note-se que este grupo de cantores líricos, que incluía uma soprano, uma mezzo-soprano, um barítono e um pianista, actuou recentemente em Lisboa, no Palácio da Ajuda, num evento inseridos igualmente nas correntes celebrações do Tratado Luso-Nipónico.


Presentes, entre outros, vários convidados dos meios diplomáticos, académicos, e culturais de Tóquio, nomeadamente o Presidente da Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto, o Chanceler da Universidade Sofia e aDirectora da Ópera Nacional de Tóquio.