28 de janeiro de 2013

Exposição MU, de Rui Chafes e Pedro Costa na Imprensa Japonesa



Tradução do artigo na revista “C. Premium” (Março 2013) 
Página “ART – special report” (pág. 161) 

Imagens e Esculturas – Um diálogo extraordinário 

~ O espaço de “Mu (nada)” instalação pelos geniais artistas portugueses ~ 

Instalado no Hara Museum, construído em estilo modernista em 1938 como residência da família Hara, a exposição “MU – Pedro Costa & Rui Chafes” mostra-nos um diálogo entre imagens e esculturas de dois artistas de mundos completamente diferentes. 

Os artistas revelaram durante a entrevista com a C. Premium que nunca falaram sobre as obras que estavam a elaborar para a exposição, mas sim sobre o espaço. Falaram muito sobre isso, como se estivessem a preparar uma mudança para uma casa onde iriam viver juntos. 

A influência do espaço do museu reflectiu-se muito nas novas obras: “Sinto no ar  os fragmentos da intimidade de uma residência familiar”, referiu o cineasta, enquanto o escultor afirmou que “neste espaço coexistem a eternidade e a mudança. Existe uma harmonia musical de luz e sombra, que me facilitou o trabalho”. 

Mais influências externas sentem-se no título: “MU”, única palavra existente na lápide fúnebre do grande realizador de cinema japonês Yasujiro Ozu. “Nos diários do Ozu, descreve-se muito do seu quotidiano... se tinha febre, se bebeu  uns copos de whisky a mais,... mas nunca se refere o seu método de trabalho. Nesse sentido, tanto eu, como o Rui nunca discutimos como iríamos elaborar a exposição, pelo que esta instalação talvez se pareça com as obras do Ozu”, disse Pedro Costa.