A arte Nanban estará em evidência a partir de 16 de fevereiro, em Boston, Estados Unidos. Uma exposição inovadora leva com exclusividade ao Museu McMullen de Arte do Boston College, 70 obras centradas no tema «Portugal, os Jesuítas e o Japão: Crenças Espirituais e Bens Materiais». São trabalhos que ilustram os encontros dos japoneses com comerciantes portugueses e missionários jesuítas, durante os séculos XVI e XVII.
A arte Namban é o ponto de partida para dar a conhecer obras que retratam as trocas culturais entre os dois países durante os séculos XVI e XVII - quando navios portugueses sulcavam os oceanos até ao Japão com paragens na Índia e na China. Esta forma de arte foi influenciada pela chegada dos nanban-jin ou «bárbaros do sul» (missionários e mercadores europeus) ao Japão durante aquele período.
A exposição “explora as transformações operadas nas esferas política, cultural, artística, tecnológica e linguística durante a presença nanban-jin, desde a chegada dos portugueses em 1543 e a introdução do Cristianismo por S. Francisco Xavier em 1549 até à expulsão dos portugueses em 1639”, informa um comunicado do Consulado de Portugal em Boston, um dos patrocinadores.
Entre as 70 obras escolhidas - e que foram divididas em seis secções temáticas - estão sete magníficos biombos que ilustram os encontros dos japoneses com os comerciantes portugueses e com os missionários jesuítas. Os visitantes têm ainda a oportunidade de ver alguns objetos que estão representados nos biombos, como mobiliário japonês profusamente decorado, objetos em laca, equipamento militar, cerâmicas indianas e chinesas, têxteis, mobílias e pintura de artistas japoneses treinados por jesuítas. A exposição inclui também mapas raros europeus e japoneses.
Para o Cônsul Geral de Portugal em Boston, esta será “uma exposição sem paralelo na América”. “A beleza e a raridade das obras de arte exibidas, algumas vindas de coleções públicas e privadas em Portugal, despertarão a atenção de estudiosos e admiradores da arte asiática”, afirma Paulo Cunha Alves, citado no comunicado, acrescentando que a mostra explora “os laços profundos entre comércio e religião numa era em que comerciantes, missionários e nobres ao serviço da Coroa portuguesa promoveram a primeira globalização”.
Os curadores selecionaram obras de referência de diferentes instituições e coleções privadas nos Estados Unidos, incluindo o Peabody Essex Museum, de Salem, Massachusetts; o Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque; o Asian Art Museum de S. Francisco; a Fundação Jackson Burke e o Museum of Fine Arts, de Boston. De Portugal foram obras emprestadas pelos Museu Nacional Soares dos Reis, Porto; Museu de S. Roque, Lisboa; Diocese de Coimbra, Sé Nova, Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa e de muitas coleções privadas.
Para o Cônsul Geral de Portugal em Boston, Paulo Cunha Alves, “Portugal, os Jesuítas e o Japão” será “uma exposição sem paralelo na América. A beleza e a raridade das obras de arte exibidas, algumas vindas de coleções públicas e privadas em Portugal, despertarão a atenção de estudiosos e admiradores da arte asiática. A exposição explora os laços profundos entre comércio e religião numa era em que comerciantes, missionários e nobres ao serviço da Coroa portuguesa promoveram a primeira globalização”.
A exposição é patrocinada pelo Boston College, pelos patronos do Museu McMullen, Leslie e Peter Ciampi, pelo Camões-Instituto da Cooperação e da Língua/Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, pelo Consulado Geral de Portugal em Boston e pela Fundação Calouste Gulbenkian, contando ainda com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Organizada pelo McMullen Museum of Art, tem a curadoria de Victoria Weston, professora de História de Arte Japonesa na Universidade de Massachusetts Boston e de Alexandra Curvelo, do Museu do Azulejo, em Lisboa, em coordenação com Pedro Moura Carvalho do Asian Civilisations Museum, de Singapura.
«Portugal, os Jesuítas e o Japão: Crenças Espirituais e Bens Materiais»
16 de fevereiro a 2 de junho
Museu McMullen de Arte do Boston College
Chestnut Hill Campus
140, Commonwealth Av
Segunda a sexta feira das 11 às 16 horas
Sábados e domingos das 12 às 17 horas.
O Museu encerra a 29 e 31 de março, 15 de abril e 27 de maio. Visitas guiadas aos domingos desde 24 de fevereiro até 2 de junho de 2013, das 14 às 14h45. Podem ser reservadas visitas guiadas através do telefone (+1) 617.552.8587
in Mundo Português, 1/02/2013