4 de dezembro de 2008

Presidente da Assembleia da República portuguesa no Japão

O Senhor Presidente da Assembleia da República acompanhado de uma delegação Parlamentar efectuou uma visita ao Japão entre 1 a 6 de Março passado, a primeira que um Presidente da Assembleia da República efectuou a este País.

Dos encontros então havidos a nível bilateral, são de destacar as audiências com o Imperador Akihito, e com o Primeiro Ministro Fukuda. O Presidente da Liga Parlamentar de Amizade, Deputado Tanigaki e a Direcção da mesma Liga ofereceram almoço de trabalho à delegação portuguesa. Também o Grupo de Amizade Luso-Nipónico de Tóquio ofereceu almoço de boas vindas. O Senhor Presidente da Assembleia República, à frente de uma delegação que incluía Presidente, Vice-Presidente e outros elementos do grupo parlamentar de amizade Portugal-Japão, participou ainda de encontros na Dieta com as Presidências da Câmara de Conselheiros e Câmara dos Representantes.


O Embaixador organizou pequeno-almoço de trabalho na Residência com os Embaixadores CPLP. Na noite do mesmo dia, o Senhor Presidente da Assembleia República ofereceu, na Residência de Portugal, um jantar de retribuição, estando presentes, entre outros deputados de destaque, Presidentes e Vice-Presidentes Senado e Câmara Deputados.

Visita assumiu também caracter cultural com visita a Universidade Católica, Jesuita, de Sophia, onde após boas vindas por Reitor assistiu a uma palestra sobre as origens do Japão, seguindo-se uma visita ao departamento de português, muito dinamico e com tradicionais laços com esta Missão. De referir ainda as visitas aos principais Templos Budistas, Shintuistas e Zen de Tóquio onde foram recebidos por Sumo Sacerdote e restante clero daqueles Santuários.