23 de março de 2009

Cerimónia de Formatura dos Estudantes da Universidade de Estudos Estrangeiros de Quioto


No passado dia 20 de Março, o Embaixador de Portugal em Tóquio, João Pedro Zanatti, esteve presente na cerimónia de formatura dos alunos finalistas da Universidade de Estudos Estrangeiros de Quioto ("Kyoto Gaidai").
Esta Universidade com quem as instituições portuguesas têm uma relação privilegiada, tem um departamento de Estudos Luso-Brasileiros que conta com um total de 272 alunos de Língua Portuguesa e cultura luso-brasileira. Desde 1983, tem sido organizado anulamente o “Concurso de Eloquência de Língua Portuguesa para Estudantes Universitários Japoneses”. Este concurso conta com o apoio de várias entidades como a Embaixada de Portugal e os Consulados Honorários de Portugal no Japão, além de cooperação de organismos como o Instituto Camões, que oferece aos vencedores duas bolsas anuais em universidades portuguesas. Com o decorrer dos anos, este concurso tem melhorado, tanto em nível de qualidade, como no próprio número de participantes. O seu valor é altamente reconhecido, dentro e fora da Universidade de Estudos Estrangeiros de Quioto, pelo facto de desempenhar um importante papel na divulgação e na promoção da língua e da cultura do Mundo Lusófono.

A Kyoto Gaidai tem também um acordo com a Universidade de Coimbra, e ao abrigo deste protocolo, recebe todos os anos estudantes de Coimbra assim como envia anualmente um grupo de estudantes japoneses àquela cidade portuguesa durante o mês de Fevereiro.