23 de março de 2009

Inauguração do trabalho de Haru Ishii na Estação de Quioto

Pela ocasião da cerimónia de reabertura das Galerias Comerciais "Porta" na Estação de Quioto, foi inaugurado o trabalho da artista Haru Ishii, que consta de várias colunas do edifício revestidas a azulejo, criações originais da artista e produzidos em Portugal, na Oficina Fortuna.

Haru Ishii é uma artista japonesa que tem construido a sua carreira artistica em Portugal e no Japão baseando-se na investigação e aperfeiçoamento do seu trabalho em azulejaria nomeadamente nas técnicas de produção usadas em Portugal.
Desde 1980 a artista tem exposto a sua obra por todo o Japão (Tóquio, em várias galerias e museus, Omiya, Saitama, Kyushu, Matsue e Nagoya. A partir de 1990 expõe também em Portugal, primeiro em Lagos, no Centro Cultural de daquela cidade e em Lisboa, na Galeria Gymnásio (1997), onde apresenta os seus trabalhos em pintura e azulejo.
Entre 2000 e 2001 faz um Estágio em Portugal e regressada ao Japão começa a ter encomendas do seu trabalho para obras públicas:Painel na Escola “Hiroshima Sanyo Jogakuen”, Peça de Obra Pública na Praça de Estação Ferroviária de Shimane, Peça de Obra Pública no Campo da Escola Mukogawa Gakuin. Em 2002 é Bolseira de Estágio Artístico da Fundação Oriente.
Participou também no “Projecto de Promoção de Intercâmbio Artístico, Histórico e Cultural na Ásia”, realizado em Portugal.
Apresenta um trabalho para “LaQua“ no Tokyo Dome e é inaugurado um trabalho da artista no Hospipal do Município de Chigasaki.
Em 2006 apresenta um trabalho para o jardim da Fábrica de Showa Denko (Singapura)
Em 2007 apresenta trabalhos para a Universidade Yasuda, Escola de Desporto de Mukogawa e para a SILVEX Technology
Em 2008 tem obras suas na Escola de Assistência Médica e Bem-estar de "Harvest e Proud" em Shin-Urayasu.
Também tem tido contactos com o Metropolitano de Lisboa no sentido de decorar parte de uma das estações da rede do metro de Lisboa.
・Colecções
Museu Municipal de Lisboa / Centro Cultural de Lagos
Museu da Criança de Hamada
Mitsubishi Motors de Portugal. S.A.
Aquário Prefeitural de Shimane “Aquas”
Departamento de Educação do Município de Hamada
Escola “Hiroshima Sanyo Jogakuen”
Município de Matsue
Escola “Mukogawa Gakuin”