Música, literatura e arte assinalaram, um pouco por todo o mundo, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Em Barcelona, decorrereu a 4.ª edição do Portugal Convida. Entre 7 e 12 de Junho, a capital da Catalunha recebeu um pouco daquilo que se faz hoje em dia em Portugal no campo da arte, da música e do cinema. Com o apoio do IC e do Turismo de Portugal, este evento contou com várias exposições, um mini-ciclo de cinema dedicado a António Pedro Vasconcelos e vários concertos. Os X-Wife e os DJ portugueses Dezperados animaram a noite de 10 de Junho e Pedro Abrunhosa, os Comité Caviar e os DJ Cap Terra encerraram o Portugal Convida no dia 12.
O fado é outro dos géneros musicais mais presente nestas comemorações. Kátia Guerreiro actuaou em Brasília, Mafalda Arnauth sobiu ao palco do Teatro Jubilee Hall, em Singapura, Cristina Branco apresentou-se na Fundação Kolarac, em Belgrado, e a jovem revelação Carminho actuou numa Noite do Fado em Rabat. Em Praga, o Centro de Língua Portuguesa/IC contou com a apresentação do grupo de fados e baladas "Canção de Coimbra", um projecto que tem contribuído para a renovação do repertório da canção de Coimbra. Ana Sofia Varela estaeve em Montevideu, onde apresentou o seu mais recente trabalho, “Fados de Amor e Pecado”. O concerto, que contou com o apoio do Instituto Camões, é uma das actividades musicais mais importantes organizadas pela Embaixada de Portugal em Montevideu, em coordenação com as Embaixadas de Buenos Aires e Santiago do Chile.
Na Lituânia, o Instituto Camões, em parceria com o “PASAKA”, apresenta, no dia 10 de Junho, três comédias portuguesas (“O Leão da Estrela”, “A Menina da Rádio” e “O Pátio das Cantigas”) de um dos mais importantes períodos do cinema português (1932 – 1954).O Centro de Língua Portuguesa/IC, em Nampula (Moçambique), organizou um Campeonato de Língua Portuguesa, a decorrer nas instalações da Universidade Pedagógica - Campus de Napipine. Também o Centro de Língua Portuguesa/IC de Quelimane, em Moçambique, recebeu, no dia 12 de Junho, uma série de actividades integradas nas comemorações do 10 de Junho. Palestras, música e danças moçambicanas assinalaram a data. A Embaixada de Portugal na Praia, Cabo Verde, assinalou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades com a realização da primeira edição do PORfesta. O evento, que decorreu no dia 13 de Junho, acolheu um leque diversificado de actividades. Desde actividades circenses executadas por artistas da companhia Erva Daninha (Portugal), passando por sessões de leitura de contos, até ao concerto do grupo de Serpa, "Os Alentejanos", e um espectáculo de fados, todos contribuiram para que aquele tenha sido um dia de festa e de convívio.
(in webpage ICA)
(in webpage ICA)