30 de junho de 2010

Concerto de Piano de Tomohiro Hatta, Nagoya, 30 de Julho


Nascido a 19 de Junho de 1986 na cidade de Sapporo, Japão, Tomohiro Hatta começou os seus estudos musicais aos cinco anos de idade com Prof. Makiko Endo. Mais tarde, em 1991, entrou no Conservatório de Sapporo na classe do grande pedagogo e director da instituição, Prof. Miyazawa. Durante este período, o pianista venceu vários concursos nacionais. Em 2005 entrou na École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot, na classe do prestigiado professor polaco Marian Rybicki, onde obteve o Diplôme d'Exécution de Piano com unanimidade do júri e o Diplôme Supérieur d'Exécution de Piano. Foi bolseiro da E.N.M. Paris e da Televisão Japonesa Fuji. Tocou para os pianistas Paul Badura-Skoda, Piotr Paleczny, Sergei Markarov, Caio Pagano, entre outros. Durante o seu percurso musical, entre vários outros prémios, o pianista obteve o 2.º prémio do Concurso A. Scriabine, o 3.º prémio no Concurso Internacional Rudolf Firkunsky (Praga), Prémio Smetana, o 3.º prémio no Concurso Internacional de Piano de Son Altesse Royale La Princesse Lalla Meryem (Rabat), Prémios Embaixada Russa e Embaixada Francesa. Foi semi-finalista no Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto, sendo aí o mais jovem candidato, e no prestigiado Concurso Internacional de Piano Long-Thibaud.

Com o apoio da Embaixada de Portugal e do Instituto Camões, entre outros, o pianista executará música clássica portuguesa nos concertos no Japão. Destaque para o seu recente concerto na Embaixada Portuguesa em Paris. Actualmente é aluno no Conservatoire Nationale de Région de Paris na classe do Professor Billy Eidi.

O Museu de Tokugawa, em Nagoya, abriu um site para promover o recital de piano de Tomohiro Hatta e Ricardo Vieira, em 1 de Agosto, às 16:00, no Gallery Hall, Tokugawa Museum (Nagoya) . Entrada 3,000 ienes. Quem desejar comprar os bilhetes, deverá contactar o museu por fax, escrevendo o nome, endereço, tel & fax e o número dos bilhetes desejados (Tel. 052-935-6262;  Fax 052-935-9444).

http://www.tokugawa-art-museum.jp/news/detail_125_1.html