"Inicia-se hoje um sonho que venho acalentando desde que cheguei ao Japão, ver organizado um Ciclo de Cinema Português não só em Tóquio mas em várias partes do Japão. Neste ano das comemorações da assinatura do Tratado de Amizade, paz e Comércio entre Portugal e o Japão, pareceu-nos a altura mais apropriada para lançar a nós próprios e ao Japão este desafio. Nesse sentido muito agradeço a prestimosa e incansável colaboração da Cinemateque Project e todas todas as entidades a si ligadas, National Film Center, Community Cinema Centre e Athenée Français.
A história do cinema português remonta ao início do século XX e é com Manoel de Oliveira, hoje com 101 anos de idade, que a cinematografia portuguesa começa a dar os primeiros passos até aos nossos dias. Portugal organiza festivais de cinema reconhecidos internacionalmente, a qualidade dos cineastas portugueses é premiada em festivais nacionais e internacionais.
Este festival conta com obras de realizadores consagrados como Manoel de Oliveira, João César Monteiro, António Reis, Paulo Rocha, Pedro Costa, Teresa Villaverde e Miguel Gomes, uma excelente escolha e bastante representativa da versatilidade do cinema português. Dez cidades japonesas (Tóquio, Hiroshima, Kobe, Yamaguchi, Sendai, Kochi, kawasaki, Fukuoka, Kanazawa, Yamaguchi) vão ter a oportunidade de conhecer estes realizadores e as suas obras.
Espero que este Ciclo de Cinema seja um grande sucesso e primeiro de muitos num futuro próximo e um símbolo da centenária amizade entre Portugal e o Japão que este ano mais uma vez se comemora."
Seguiram-se discursos dos Senhores Hisashi Okajima, Chief Curator National Film Center, e Masamichi Matsumoto, Director do Athenée Français Cultural Center.