12 de março de 2011

TREMOR DE TERRA - PONTO SITUAÇÃO, 10h

1. Contactados cerca de 130 portugueses regiões Kanto, Shinetsu, Tohoku e Hokkaido. Todos bem, segundo sabemos até agora.

2. Tlm's funcionam com muita dificuldade. Rede fica funciona intermitentemente. Mail é o melhor meio.

3. Continue a usar o mail urgtoquio@hotmail.com - está a ser um excelente meio de contacto. Até 09h35 (00h35 em PT), foram respondidos TODOS os mails. Iremos dando resposta mas pedimos a compreensão se resposta não for imediata. Organizem-se em grupos: contactem amigos/ colegas/ vizinhos portugueses e depois uma pessoa que nos envie a lista dos NOMES. Muitos portugueses já o fizeram deste modo. Pela info recebida deste modo, não há problemas a registar.

4. Irei daqui a pouco ao hotel onde está o grupo do Externato Alberto Faria ver como estão os alunos e os professores. Info será posta aqui assim que eu regressar.

5. Estamos a receber contactos de PT relativamente a pessoas que estão de passagem, férias ou trabalho. este grupo é mais difícil de localizar com precisão. Peço às famílias em PT que nos enviem info o mais detalhada possível: nomes completos, hotel, números, moradas, o que veio fazer, contactos com japoneses, empresas que veio ver (se for o caso), etc. Também relativamente a este grupo, foram contactadas cerca de 20 pessoas, todos bem.

6. Reitero que segundo info da rede da União Europeia, Embaixada de França, via Alliance Française em Sendai, nos diz que não há vítimas europeias na região.

7. Ministério Negócios Estrangeiros japonês disse o mesmo à Embaixada de Portugal em Tóquio esta madrugada.

8. Para questões de viagens, deve contactar directamente a sua companhia aérea.

9. A Assembleia da República em Portugal aprovou um voto de solidariedade.

Manteremos este blog actualizado com novos dados assim que se justifique.