9 de maio de 2011


ELEIÇÕES LEGISLATIVAS - 5 DE JUNHO




1. Como já é do conhecimento de todos, as eleições legislativas terão lugar em Portugal no próximo dia 5 de Junho.

2. Chama-se a atenção que – ao contrário do que aconteceu nas últimas eleições presidenciais – a votação dos eleitores que vivem no estrangeiro NÃO é presencial e NÃO tem lugar nas instalações da Embaixada no fim de semana do sufrágio.

3. Os eleitores inscritos e recenseados na Embaixada irão receber por correio, directamente de Portugal, um boletim de voto e todas as explicações sobre como devem proceder. Depois de votarem, deverão enviar para Portugal, por via postal, o boletim de voto. A morada de envio e todas as explicações necessárias estarão em documentação que acompanha o boletim. Deverá cumprir exactamente todas as indicações fornecidas que, por um lado, permitem saber que enviou o seu boletim e, por outro lado, garantir a confidencialidade do exercício eleitoral.

4. Salienta-se que a morada dos eleitores para onde o boletim é enviado é aquela que foi declarada pelo eleitor na Embaixada no momento do seu recenseamento.

5. O voto antecipado (24 a 26 de Maio) é possível para os eleitores recenseados em Portugal e que pertençam a uma das categorias referidas na informação já publicada neste blog no dia 14 de Abril. Recorda-se que os eleitores devem fazer prova da sua identidade, do recenseamento do círculo eleitoral de origem e devem ainda apresentar um documento comprovativo do facto de serem legalmente elegíveis para o voto antecipado.

6. Pode obter mais informações no sítio da Comissão Nacional de Eleições – http://cne.pt/ ou contactando directamente a Embaixada de Portugal em Tóquio.