20 de maio de 2011

Festival de Cinema "EU FILM DAYS 2011"


O filme "Aquele Querido Mês de Agosto", do realizador português Miguel Gomes representará Portugal no tradicional EU FILM DAYS, que se inicia em Tóquio no próximo dia 27 Maio.

O filme português será exibido nos dias 7 de Junho, às 15:00, e 9 de Junho, às 18:30, no National Film Center (NFC).

Sobre o EU FILM DAYS:


Co-organised by the Delegation of the European Union to Japan, EU Member States' embassies and cultural institutes in Japan, the National Film Center (NFC) of the National Museum of Modern Art, Tokyo, EU Film Days brings the best of European cinema to audiences in Japan. This unique festival is held as part of EU-Japan Friendship Week, during which a wide range of activities and events are held across Japan celebrating relations between Japan and Europe.

For the 9th edition of EU Film Days, 23 films from 22 EU Member States will be shown over a three-week period starting on Friday 27 May at the National Film Center in Tokyo. There will be two to three screenings each day, excluding Mondays, and each film will be screened twice during the period of the festival. Additionally this year, 17 of the 23 films shown in Tokyo will also be shown in the cities of Kyoto, Hiroshima, Okayama, Yamaguchi, and Takamatsu, Kagawa Prefecture.

This year's selection of films, which includes 6 that are being shown for the very first time in Japan, have been chosen in order to exhibit the wide range of film-making talent in the 27-Member State European Union as well as the cultural diversity that the EU maintains. We hope that many of you will enjoy this opportunity to experience the distinction and diversity of European film-making.

Programa: aqui

18 de maio de 2011

Manuel António Pina ganha Prémio Camões


O jornalista e escritor português Manuel António Pina (Sabugal, 18 de Novembro de 1943) ganhou o Prémio Camões, o maior prémio literário de língua portuguesa. A decisão foi consensual e unânime numa reunião que durou menos de meia hora, disseram os membros do júri no final da reunião na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

O autor licenciou-se em Direito em Coimbra e foi jornalista do Jornal de Notícias durante três décadas. É actualmente cronista do Jornal de Notícias e da revista Notícias Magazine.

A sua obra é principalmente constituída por poesia e literatura infanto-juvenil. É ainda autor de peças de teatro e de obras de ficção e crónica. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e TV e editadas em disco.

Está traduzido em França (francês e corso), EUA, Espanha (espanhol, galego e catalão); Dinamarca, Alemanha, Holanda, Rússia, Croácia e Bulgária.

Prémios

(1978) Prémio de Poesia da Casa da Imprensa (“Aquele que quer morrer”); (1987) Prémio Gulbenkian 1986/1987 (“O Inventão”); (1988) Menção do Júri do Prémio Europeu Pier Paolo Vergerio da Universidade de Pádua, Itália (“O Inventão); (1988) Prémio do Centro Português para o Teatro para a Infância e Juventude (CPTIJ) (conjunto da obra infanto-juvenil); (1993) Prémio Nacional de Crónica Press Club/ Clube de Jornalistas; (2002) Prémio da Crítica, da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários” ("Atropelamento e fuga"); (2004) Prémio de Crónica 2004 da Casa da Imprensa (crónicas publicadas na imprensa em 2004).

2004 - Prémio de Poesia Luís Miguel Nava 2003 (Os livros).

2005 - Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores/CTT (Os Livros)

2011 - Prémio Camões

Bibliografia

1973 - "O país das pessoas de pernas para o ar" (lit. infanto-juvenil)

1974 - "Ainda não é o fim nem o princípio do Mundo, calma é apenas um pouco tarde" (poesia)

1974 - "Gigões & anantes" (lit. infanto-juvenil)

1976 - "O têpluquê" (lit. infanto-juvenil)

1978 - Aquele que quer morrer (poesia)

1981 - "A lâmpada do quarto? A criança?" (poesia)

1983 - "O pássaro da cabeça" (poesia)

1983 - "Os dois ladrões" (teatro)

1984 - "Nenhum sítio" (poesia)

1984 - "História com reis, rainhas, bobos, bombeiros e galinhas" (lit. infanto-juvenil)

1985 - A guerra do tabuleiro de xadrez(lit. infanto-juvenil)

1986 - Os piratas(ficção)

1989 - "O caminho de casa" (poesia)

1987 - "O inventão" (teatro)

1991 - Um sítio onde pousar a cabeça (poesia)

1992 - "Algo parecido com isto, da mesma substância" (poesia)

1993 - "Farewell happy fields" (poesia)

1993 - "O tesouro" (lit. infanto-juvenil)

1994 - "Cuidados intensivos" (poesia)

1994 - "O anacronista" (crónica)

1995 - O meu rio é de ouro /Mi rio es de oro (lit. infanto-juvenil)

1998 - "Aquilo que os olhos vêem, ou O Adamastor" (teatro)

1999 - Nenhuma palavra, nenhuma lembrança (poesia)

1999 - "Histórias que me contaste tu" (lit. infanto-juvenil)

2001 - "Atropelamento e fuga" (poesia)

2001 - "A noite" (teatro)

2001 - "Pequeno livro de desmatemática" (lit. infanto juvenil)

2002 - "Poesia reunida" (poesia)

2002 - "Perguntem aos vossos gatos e aos vossos câes" (teatro)

2002 - "Porto, modo de dizer" (crónica)

2003 - Os livros (poesia)

2003 - "Os papéis de K." (ficção)

2004 - "O cavalinho de pau do Menino Jesus" (lit. infanto-juvenil)

2005 - "Queres Bordalo?" (ficção)

2005 - "História do Capuchinho Vermelho contada a crianças e nem por isso por Manuel António Pina segundo desenhos de Paula Rego" (lit. infanto-juvenil)

2007 - "Dito em voz alta" (entrevistas)

2008 - "Gatos" (poesia)

2009 - "História do sábio fechado na sua biblioteca" (teatro)

9 de maio de 2011


ELEIÇÕES LEGISLATIVAS - 5 DE JUNHO




1. Como já é do conhecimento de todos, as eleições legislativas terão lugar em Portugal no próximo dia 5 de Junho.

2. Chama-se a atenção que – ao contrário do que aconteceu nas últimas eleições presidenciais – a votação dos eleitores que vivem no estrangeiro NÃO é presencial e NÃO tem lugar nas instalações da Embaixada no fim de semana do sufrágio.

3. Os eleitores inscritos e recenseados na Embaixada irão receber por correio, directamente de Portugal, um boletim de voto e todas as explicações sobre como devem proceder. Depois de votarem, deverão enviar para Portugal, por via postal, o boletim de voto. A morada de envio e todas as explicações necessárias estarão em documentação que acompanha o boletim. Deverá cumprir exactamente todas as indicações fornecidas que, por um lado, permitem saber que enviou o seu boletim e, por outro lado, garantir a confidencialidade do exercício eleitoral.

4. Salienta-se que a morada dos eleitores para onde o boletim é enviado é aquela que foi declarada pelo eleitor na Embaixada no momento do seu recenseamento.

5. O voto antecipado (24 a 26 de Maio) é possível para os eleitores recenseados em Portugal e que pertençam a uma das categorias referidas na informação já publicada neste blog no dia 14 de Abril. Recorda-se que os eleitores devem fazer prova da sua identidade, do recenseamento do círculo eleitoral de origem e devem ainda apresentar um documento comprovativo do facto de serem legalmente elegíveis para o voto antecipado.

6. Pode obter mais informações no sítio da Comissão Nacional de Eleições – http://cne.pt/ ou contactando directamente a Embaixada de Portugal em Tóquio.