20 de novembro de 2012

Exposição “MU - Pedro Costa & Rui Chafes”, no Museu Hara em Tóquio (7 Dezembro 2012 - 10 Março 2013)



"MU", Exposição inédita que conta com a colaboração entre dois nomes de referência da arte contemporânea Portuguesa. O realizador Pedro Costa e o escultor Rui Chafes irão apresentar um conjunto de trabalhos compostos por instalações de vídeos e esculturas no Museu de Arte Contemporânea Hara, em Shinagawa, Tóquio, entre 7 de Dezembro e 10 de Março 2013.

Esta exposição é o extraordinário resultado da tentativa de diálogo dos dois artistas (e amigos íntimos), através de duas linguagens distintas como o Filme e a Escultura, a arte em movimento e a arte estática, num espaço emblemático da arte contemporânea japonesa como é o Museu Hara.

A colaboração entre os dois artistas começou em 2005, com a exposição “FORA! / OUT!” que teve lugar no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto. Nesta exposição em Tóquio, cada artista trará duas obras apresentados no “FORA! / OUT!” e apresentarão três novos trabalhos para a Exposição no Museu Hara, tendo em conta as características únicas do espaço do Museu, que também ainda residência privada da família Hara. 

Trata-se de uma exposição com uma nova identidade, intitulada “MU” (palavra japonesa que significa vazio, nada ou ausência) em homenagem ao grande cineasta japonês, Yasujiro Ozu. Será interessante observar onde nos poderá levar o confronto entre factores contraditórios como a luz e a sombra, o movimento e a quietude. A ligação de Pedro Costa ao Japão é já antiga, tendo a retrospectiva do seu trabalho sido apresentada no Sendai Media Tech de 2005. Em 2007, foi convidado como júri no Festival Internacional de Filmes Documentários de Yamagata e é professor convidado na Universidade de Tokyo Zokei. 

Por sua vez, Rui Chafes também colaborou na exposição “Arte Contemporânea de Portugal” que teve lugar no Japão em 1993, no Hara Museum Arc, por ocasião das celebrações dos 450 anos da chegada dos navegadores portugueses ao Japão. 

Em 2013, celebram-se os 470 anos do primeiro contacto entre Portugal e Japão. Esta exposição irá marcar o início de várias actividades comemorativas de uma longa amizade e das relações comerciais e experiências culturais que marcaram a história de ambos os países.


Durante a exposição, serão organizados vários eventos paralelos sobre os quais informaremos através da nossa Homepage, Blogue  e Facebook