9 de outubro de 2010

Portugal é o primeiro mercado europeu a receber carro eléctrico da Nissan


A Nissan escolheu o mercado português para fazer o lançamento europeu do Leaf, o primeiro veículo 100 por cento eléctrico da marca nipónica, que começará a ser comercializado já em Janeiro, com um preço de 32.250 euros. Portugal será o terceiro país do mundo a receber o Leaf, logo depois de os Estados Unidos da América (EUA) e do Japão (estreias agendadas para Dezembro), uma escolha explicada pelos responsáveis da fabricante automóvel com o forte envolvimento do país com as energias renováveis e com o empenho do Governo português no desenvolvimento de uma rede de abastecimento eléctrica de âmbito nacional.

"As estimativas para o mercado português apontam para a venda de 1.500 Leaf durante 2011", disse hoje à agência Lusa o director de comunicação da Nissan Portugal, António Pereira, que se mostrou confiante que todas as infra-estruturas de apoio necessárias aos veículos eléctricos estejam prontas no início do próximo ano.

Em termos globais, a Nissan conta vender 13 mil veículos durante 2011, com o preço médio de lançamento a nível europeu fixado em torno dos 30 mil euros, já incluindo a bateria e os incentivos governamentais para este veículo 'zero emissões'. A apresentação do primeiro veículo 100 por cento eléctrico da marca nipónica decorreu hoje, no primeiro dia do Salão Internacional Automóvel de Paris, aberto apenas para a comunicação social, sendo que o público em geral poderá apreciar as várias novidades das marcas representadas entre os dias 2 e 17 de Outubro.

Entre as principais características do Leaf contam-se a sua estrutura semelhante à dos carros tradicionais, que permite grande robustez e desempenho, aliados à total ausência de barulho e à facilidade de condução, conforme destacaram os responsáveis da Nissan. "Queremos ser líderes na mobilidade 'zero emissões'", realçou à Lusa o director da Nissan Portugal, sublinhando que a bateria do Leaf terá uma autonomia até 160 quilómetros.

O sistema de navegação com ecrã táctil é outra das inovações deste veículo que, "mais do que um carro eléctrico, é uma estratégia da Nissan", segundo António Pereira, que explicou a aposta neste segmento não poluente com as estimativas que apontam que o mesmo deverá representar cerca de 10 por cento do mercado automóvel em 2020. A Nissan tem projectada a construção de uma fábrica de baterias em Cacia, Aveiro, num investimento total que rondará os 200 milhões de euros e que está prestes a arrancar, com António Pereira a apontar para o início das obras em "Janeiro ou Fevereiro de 2011 e com a produção (de 60 mil baterias na capacidade máxima) a avançar no ano seguinte".