29 de novembro de 2010

Entrevista do Embaixador de Portugal à Revista “NIGIYAKA DANWASHITSU” (Uma Animada Sala de Encontros Entre Amigos)






"150 Anos da Assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre o Japão e Portugal "

No passado dia 24 de Julho o Navio-Escola Sagres, que partiu para a sua viagem de circum-navegação no dia 9 de janeiro deste ano, chegou ao após cerca de 7 meses de viagem ao Japão para comemorar os 150 anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre o Japão e Portugal. 

O Senhor Embaixador de Portugal diz que o ano de 2010 é muito simbólico pois a primeira visita do NE Sagres a Yokohama ocorre no ano a seguir a comemoração da fundação deste porto. De acordo com o Senhor Embaixador, as comemorações deste ano são alusivas ao re-estabelecimento da relação de amizade iniciada em 1543 com a chegada dos portugueses à ilha de Tanegashima. Sublinha também que deseja determinar o período entre 1543 até 1860 como o Período do Encontro, 1860 até 2010 o Período da Amizade e 2010 em diante como o Período do Futuro. 

O NE Sagres é um navio a vela da marinha portuguesa considerada uma das mais belas do mundo é também uma embaixada flutuante de Portugal. Aos comandos do Comandante Proença Mendes está a executar a missão de circum-navegação e no Japão visitará Yokohama, Tanegashima e Nagasaki. Após a visita do NE Sagres teremos em setembro o Festival do Cinema Português e em outubro uma nau portuguesa será apresentada na famosa Festa Kunchi de Nagasaki. Para o mês de outubro temos muitos outros eventos marcados como a apresentação de uma obra de Gil Vicente em Noh, lançamento de selos comemorativos. 

Em novembro ainda teremos a Semana de Portugal em Kyoto e em dezembro a apresentação de um grupo de música moderna de Portugal. Neste mesmo mês ocorrerá em Portugal o “Japan Week”, na qual quase todos os municípios geminados com cidades portuguesas vão participar: Tokushima e Leiria em 1969, Nagasaki e Porto em 1978, Cascais e Atami em 1990, Nishinoomote e Vila do Bispo em 1993, Sintra e Omura em 1997, Zushi e Nazaré em 2004 e Hitoyoshi e Abrantes em 200. 

(breve explicação das cidades portuguesas) 

O último município geminado, Abrantes é uma cidade pequena mas que possui uma elevada importância económica, cultural e histórica em Santarém. Esta linda cidade portuguesa está geminada com Hitoyoshi, uma cidade onde acontece uma fusão muito equilibrada da história, cultura e natureza. Esta geminação deve-se ao baralho de cartas Un-Sun, um jogo transmitido pelos portugueses, preservado com muito carinho pelos habitantes desta cidade de Kyushu. 

O BARALHO DE CARTAS UN-SUN 

No século XVI os marinheiros portugueses transmitiram ao Japão alguns jogos. Surgindo já nesta época a Carta Tensho que é uma adaptação do jogo de baralho. Tendo como origem esta Carta Tesnho, nasceu na segunda metade do século XVII a Carta Un-Sun. 

Aprendi que em língua portuguesa o UM (Un) é o número um e o SUM (Sun) significa o máximo. Estas palavras e muitas outras ainda continuam vivas dentro deste jogo que durante o período de 1787 até 93 foram proibidos de jogar (devido ao alargamento como jogo que envolvia muito dinheiro). Apesar da proibição e da perseguição, por razões desconhecidas esta tradição foi preservada em apenas um local no Japão, Hitoyoshi. 

Em 1965 foi selecionada como Importante Património Cultural da Prefeitura de Kumamoto e em 2003, realizamos o Primeiro Torneio de Carta Un-Sun com a participação do Senhor Embaixador de Portugal. É um jogo de baralhos muito interessante e fácil de se jogar e suas imagens transmitem a globalização, mostrando imagens ocidentais, chinesas e japonesas.