4 de novembro de 2010

Cerimónia de Entrega de Condecorações na Residência, 25OUT'10 (III)

Sr.ª HIDECO TSUQUIDA - canta o fado desde os anos 80. Viveu e estudou em Portugal, onde conheceu Amália Rodrigues e actuou em programas de televisão e deu concertos. Há 25 anos que canta o fado na Japão, tendo gravado vários CDs, sendo uma grande divulgadora da música e da língua portuguesas. 
(Medalha da Ordem do Mérito)



Sr. ATSUSHI SUGUITA - professor na Universidade de Joshibi Art and Design, mas cedo envergou pela crítica de arte, campo onde também trabalha como divulgador e galerista, tendo organizado exposições de Siza Vieira e João Tabarra. É ainda ensaísta e tradutor. Publicou obras sobre Portugal: "Açores, o Arquipélago solitário a viagens ao fim de Portugal" (2005), "A Cidade Bramer" (Livro sobre Lisboa). Tem sido um promotor activo do intercâmbio de artistas portugueses e japoneses. 
(Medalha da Ordem do Mérito)



Sr.ª HARU ISHII - é artista plástica e expôs pela primeira vez em Portugal, em Lagos, em 1997, e em Lisboa. Em 2000 e 2001 fez um estágio em Portugal sobre técnicas de azulejo. É autora de inúmeras obras de arte pública no Japão e em Portugal, onde se integram elementos artísticos portugueses. 
(Oficial da Ordem do Mérito)



Sr. HIROSHI HINO - estudou língua e cultura portuguesa em Tóquio, Quioto e no Brasil. É actualmente professor catedrático na Universidade Ryutsu Keizai e participou na EXPO 98 e nas celebrações dos 450 anos do nascimento de S. Francisco Xavier. É autor de várias traduções e estudos sobre cultura portuguesa. 
(Comendador da Ordem do Mérito)



Professor JOSÉ JULIO RODRIGUES - licenciou-se em Filosofia e lecciona em Quioto desde 1971. Desde 1996 é Professor Catedrático na Universidade de Estudos Estrangeiros daquela cidade. É autor, tradutor e conferencista incansável sobre Portugal e a sua relação com o Japão, sendo há várias décadas um divulgador do nosso país e da língua e cultura portuguesas. 
(Comendador da Ordem do Mérito)




Sr. MASASHI HAYASHIDA - estudou língua e cultura portuguesa em Tóquio e em Lisboa, prosseguindo depois a carreira docente e de investigação académica em várias universidades japonesas (Osaka, nomeadamente). É autor de estudos sobre Portugal e da cultura portuguesa e um dos grandes responsáveis pela sua divulgação no Japão. 
(Comendador da Ordem do Mérito)



Sr. ATSUSHI ITCHINOSÉ - estudou a língua e cultura portuguesa em Tóquio e em Lisboa, sendo sendo hoje professor catedrático da Universidade de Sofia. É autor de livros, estudos e traduções sobre o mundo lusófono. Ganhou o prémio Rodrigues, o Intérprete em 2010 com o livro "Contraste na Revolução Portuguesa - Salazar e Cravos". Neste momento encontra-se a fazer investigação na Universidade de Coimbra.
(Comendador da Ordem do Mérito)


Sr. NOBUYOSHI KUWAHARA - desenvolveu a sua carreira no sector bancário. Preside à Sociedade Luso-Nipónica de Tokushima desde 1998, onde se tem pautado por um trabalho de defesa, promoção e acompanhamento dos interesses de Portugal. esta Sociedade celebrará dentro de dias 40 anos de existência. De referir ainda que a cidade de Tokushima geminada com Leiria.
(Comendador da Ordem do Mérito)




Sr.ª ETSUKO TAKANO (representada por Sr.ª Ritsuko Iwanami) - Grande amiga de Portugal, é a primeira realizadora japonesa e tem trabalhado activamente na área do cinema. É uma divulgadora atenta de grandes nomes do cinema português, como Manoel de Oliveira e em Outubro de 2006 assumiu o cargo de Presidente da Associação Luso-Nipónica. É ainda fundadora e Presidente do Iwanami Hall.
(Grande Oficial da Ordem do Mérito)





Deputado SADAKAZU TANIGAKI - é jurista de formação, e tem estado no Parlamento desde os anos 80. Foi Ministro das Finanças sendo actualmente Presidente do Partido Liberal Democrático. Foi ainda membro fundador da Liga Parlamentar de Amizade Portugal – Japão, a que actualmente preside. 
(Grã-Cruz da Ordem do Mérito)



A tradicional Foto de Família: