23 de maio de 2012

Delegação empresarial de Leiria visitou o Japão (14-20 Maio 2012)


(Lusa, 18 Maio de 2012) - Uma delegação do município de Leiria está no Japão para aprofundar laços históricos, procurando aproveitar as "oportunidades" e "sinergias" no plano de negócios, cultura ou educação que as "importantes" relações entre Portugal e o Japão podem proporcionar.

"A visita decorre do acordo de geminação que temos com Tokushima e aproveitámos para envolver empresários da nossa região de Leiria para poderem aqui estabelecer contactos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, contactado telefonicamente pela Agência Lusa a partir de Macau. O autarca disse que o objetivo é que das negociações possam surgir mais-valias para ambas as partes.

A deslocação a Tokushima cumpre o objetivo de renovar o acordo inicial de geminação, firmado nos anos 60, mas pretende ir mais além: "Aquilo que entendemos que fará sentido com geminações é que possam criar intercâmbios em todas as vertentes (…) não só na área empresarial, mas ao nível cultural e institucional entre os dois municípios", realçou.

A acompanhar Raul Castro está o presidente do Instituto Politécnico de Leiria, "que pretende formalizar um acordo com a Universidade de Tokushima, tendente a fazer intercâmbio de alunos que queiram aprender a língua portuguesa ou de alunos de Leiria que queiram aprender japonês", bem como uma professora, cuja escola de ensino básico tem também um acordo com as da cidade de Tokushima, explicou.

"Portanto, estamos aqui a atuar em várias áreas que podem dar um excelente resultado", realçou o presidente da Câmara, expressando a vontade de aprofundar a "relação de amizade" com aquela cidade nipónica. "Tudo o que pudermos fazer para que haja manifestações que gerem interesse de ambas as partes é sempre positivo", argumentou.

Positivas são também as perspetivas em termos de negócios. "Tem havido uma grande abertura e uma forma muito calorosa no querer conhecer os produtos que estes empresários querem aqui apresentar. Há aqui bons sinais para que possa haver, a curto prazo, encomendas e que se traduzam em exportações da região, este é efetivamente o nosso objetivo", disse.

Antes de partir rumo a Tokushima, a delegação de Leiria, com quatro empresários do setor dos vinhos, moldes e decoração, efetuou uma paragem em Tóquio, onde foi possível estabelecer contactos para saber "quais as sinergias que se podem gerar no futuro para o povo de Leiria e Tokushima".