21 de maio de 2012

Empresas Portuguesas na feira "Interior Lifestyle Tokyo"


Treze empresas portuguesas vão estar presentes no Japão, na feira "Interior Lifestyle Tokyo", de 6 a 8 de Junho de 2012
Na sua quarta participação na feira Interior Lifestyle Tokyo, Portugal exibe uma variedade de produtos adaptados aos gostos mais exigentes dos consumidores japoneses – dos têxteis-lar às cerâmicas, com artigos pensados para decorar os lares do País do Sol Nascente ou para oferecer em todas as ocasiões especiais –, que têm igualmente conquistado clientes nos quatro cantos do mundo, da Europa aos EUA, passando pela Ásia.

A Mundotêxtil, a empresa europeia com maior capacidade de produção de toalhas de felpo, com um volume de negócios de 39 milhões de euros em 2011, revela nesta edição da feira todo o seu know-how numa coleção onde se destacam «as toalhas em cânhamo – um conceito antigo mas por nós reinventado em designs contemporâneos», explica Filipe Rodrigues, gestor de vendas. Outro grande nome da roupa de banho, a Fábrica de Tecidos do Carvalho, mostra «uma coleção bastante vasta e arrojada em termos de design e algumas novas técnicas de tecelagem, com uma aposta bastante focalizada nos artigos em fio tinto», desvenda Tiago Lopes, gestor de vendas da empresa.

Para os mais pequenos, a Ideia 2003 apresenta uma «linha de puericultura feita em viscose de bambu», assim como o conceito «em algodão orgânico e algumas misturas de materiais que certamente farão as delícias de muitos bebés e mamãs», indica Américo Costa, CEO da empresa. «O Japão já é um mercado consumidor do nosso artigo, mas queremos projetar o nome da nossa marca – Prince of Cotton – e o nosso produto mais além», explica o CEO da Ideia 2003, que está igualmente bem implementadas em mercados como a França, Bélgica, Holanda, Suíça, Irlanda, Inglaterra e EUA.

E para os adultos, a marca Home Concept, da empresa António Almeida e Filhos, propõe uma coleção de roupa de cama em algodão egípcio, complementada por pijamas modernos e confortáveis para homem e senhora. A empresa criada em 1956 é verticalmente integrada desde o fio até ao produto final e os artigos com a sua marca própria são vendidos em Taiwan, Hong Kong e Coreia, assim como em Espanha, Bulgária, Dinamarca e Finlândia, entre outros. Para rematar uma cama perfeita, a marca Lordelo (da empresa Evaristo Sampaio, fundada em 1940) propõe novas coleções de mantas, cobertores e colchas «em algodão e lambswool com novos designs e as últimas tendências de moda», indica o administrador João Paulo Sampaio.

Nos artigos para decoração, a Burel Factory, cujos produtos foram já selecionados para venda nas department stores Isetan e Matsuya Ginza, exibe a coleção de almofadas Meisenban, Hattaban e Donsuban, assim como inovadoresrevestimentos de parede com burel já utilizados na sede da Microsoft em Lisboa). A administradora da empresa, Isabel Dias, afirma que se trata de «uma coleção desenvolvida exclusivamente para o mercado japonês com o design da Burel e dos criativos que trabalham connosco».

Na Brandão & Sequeira, a lona dá forma a sacos, poufs, almofadas, tapetes, cadeiras e espreguiçadeiras, assim como a uma coleção de artigos para a cozinha. «Muitos dos nossos produtos são fabricados de modo completamente artesanal e usamos ainda certos acessórios em borracha reciclada», sublinha Filipe Rodrigues, diretor-geral. Já na TMcollection, lanternas, candeeiros e almofadas fazem parte das propostas, assim como vestuário e acessórios que são uma «simbiose entre a cultura oriental e ocidental e refletem a história e identidade da marca», refere a sócia-gerente Teresa Martins.

Ainda no âmbito da decoração, as peças em grés fino da Grestel/Costa Nova são uma excelente opção para uma mesa refinada, com um design simples e elegante, complementadas por uma gama de produtos que vai desde as cutelarias aos guardanapos. A empresa, que tem na Europa o seu principal mercado, tem vindo a destacar-se no Japão e na Coreia do Sul, onde há uma grande apetência pelos seus produtos. «Queremos ampliar a nossa presença no mercado japonês, através da divulgação de novas coleções e do apoio ao nosso distribuidor. Esperamos ter maior notoriedade e estar presente no maior número de lojas e grandes armazéns», explica o diretor comercial Carlos Ruão. Os quadros em materiais reciclados, recicláveis e ecológicos da Bi-Silque, que aliam a «funcionalidade com as tendências atuais do design, de modo a que a suautilização em todos os espaços de trabalho se torne um prazer para o consumidor», como indica Carlos Saraiva, responsável de mercado da Bi-Silque, são outro elemento a considerar na decoração da casa.

A cortiça – essa matéria-prima tão portuguesa – também não podia faltar, com as propostas da Amorim Cork Composites, através das suas marcas Materia e Korko, da Sofalca/Corque Design e da 3DCork. A Corque Design em parceria com a Sofalca estreia-se neste certame mas repete a sua investida no Japão. «A Corque Design iniciou a sua comercialização no Japão em 2009 no MoMA Retail de Tokyo, com uma das suas mais conhecidas peças de design (Vine Wine cooler). Por outro lado, a Sofalca conta com uma presença no mercado japonês há vários anos, com produtos de isolamento térmico e acústico de aglomerado de cortiça expandido», revela Ana Mestre, diretora da Corque Design. Na Interior Lifestyle Tokyo, estará em destaque a Lagarta by Corque, um sistema de assento interativo, modular, lúdico e multifuncional, produzido a partir de aglomerado de cortiça negro da Sofalca; enquanto a 3DCork, que vende para a Scream e para quem o mercado japonês representa 1% do volume de negócios, propõe três coleções direcionadas para utilitários de casa e de casa de banho, com «conceitos e designs muito distintos pensados e inspirados nas formas da natureza e no quotidiano», conclui Sara Nunes, diretora comercial da 3DCork.

As exportações portuguesas para o Japão aumentaram quase 70% em 2011, para um total de 367 milhões de euros, dos quais 6,43 milhões de euros (mais 22,9% do que em 2010) correspondem às exportações da Indústria Têxtil e Vestuário. A ITV portuguesa é uma das mais importantes da Europa, com um volume de negócios de 6,52 mil milhões de euros no ano passado, tendo sido responsável, em 2010, por 2,1% do total das exportações têxteis da União Europeia a 27.