A AICEP Portugal Global, em colaboração com a Feira “Messe Frankfurt”, vai organizar a sessão “Japão – fileira casa/lifestyle”, com a participação de dois especialistas japoneses desta fileira, que se deslocam expressamente para o efeito, a qual terá lugar nos dias 7 e 8 de Janeiro 2010, respectivamente em Lisboa e Porto.
O Japão é, no Extremo Oriente, o mercado de referência em que as suas modas e tendências são seguidas tanto em Xangai, Pequim, Hong Kong, ou Seul.
No relacionamento económico entre Portugal e o Japão, e apesar do saldo tradicionalmente desfavorável a Portugal, é de referir uma evolução positiva das exportações portuguesas nos últimos 5 anos (2004-2008), com uma taxa de crescimento média anual da ordem dos 38%.
Apesar das quebras esperadas nos valores exportados em 2009, há, desde já, que preparar a recuperação no mercado em linha com a recuperação da economia japonesa que já se perfila para 2010.
Com 127 milhões de habitantes e consumidores sofisticados, grande apetência por produtos estrangeiros de qualidade e um dos mais elevados poderes de compra do Mundo, o Japão tem oportunidades de negócio que interessam às empresas portuguesas. Destacamos: materiais de construção, bens de consumo, e ainda sectores da saúde, do ambiente e os de ponta como a nanotecnologia, a biotecnologia, a bioquímica, a engenharia genética e as energias alternativas.
Quanto à fileira “casa/lifestyle”, o objectivo é proporcionar informação sobre esta fileira no mercado japonês a qual ganha expressão na Feira de impacto regional “Interior Lifestyle” que tem lugar em Tóquio de 3-5 Junho 2010 e em que participaram, em 2008, mais de 650 expositores e cerca de 28.000 visitantes de 36 países.
Fonte: aicep Portugal Global