28 de dezembro de 2011

Artigo sobre Arq. Siza Viera no "NIHON KEIZAI SHIMBUN" (6 DEZ.11)

O PREMIADO COM A MEDALHA DE OURO DA UNIÃO 
INTERNACIONAL DOS ARQUITECTOS - ÁLVARO SIZA VIEIRA
SIMPLES E POÉTICO – OBRA A SER INAUGURADA NO JAPÃO EM 2014 

O arquitecto português Álvaro Siza foi premiado com a Medalha de Ouro no Congresso da União Internacional dos Arquitectos 2011, realizado pela primeira vez no Japão. Esta medalha representa o mérito do seu trabalho em prol da sociedade em geral e à arquitectura, em particular, sendo que até hoje apenas 9 outros arquitectos foram premiados, incluindose aqui o japonês Tadao Ando. Álvaro Siza é altamente considerado pelos restantes arquitectos e possui apreciadores em todo o mundo, pelo que este prémio é considerado como um facto mais do que óbvio. 

Siza Vieira trabalha especialmente na Europa sendo muito conhecido pelos seus projectos de igrejas e universidades e em 1992 recebeu o Prémio Pritzker, considerado o Prémio Nobel da Arquitectura. 

Actuou dinamicamente na Exposição de Lisboa em 1998 e é considerado o sucessor da Construção Modernista, sendo característica das suas obras a simplicidade, com uso mínimo do material. As cores que regularmente usa, o branco e outras cores bastante claras, dão o toque de silencio nas suas construções, o que cria uma imagem poética nas suas obras. 

As obras de Siza Vieira são o resultado da tecelagem de muitos esboços, os quais podem são imagens concretas, ou surgirem ao desenhar a sua imagem predilecta que é o cavalo. “As ideias surgem quando movimento as minhas mãos. Desenhar relaxa-me e, ao mesmo tempo, permite concentrar-me.” O arquitecto desenha em qualquer tipo de papel e, a qualquer momento, em qualquer lugar, sempre. 

Em 2014 será inaugurado a sua primeira obra no Japão, um resort na Península de Miura, na Prefeitura de Kanagawa (arredores de Tóquio). Siza Vieira diz que o local é privilegiado e impressionante por possuir uma vista panorâmica do Monte Fuji e do mar, repleto de barcos de pesca. O arquitecto sublinha que está a desenvolver a arquitetura destas instalações com base na máxima harmonização com o ambiente local. 

O grande mestre da arquitectura mundial também enfrenta dores de cabeça com a actual crise económica da Europa, dizendo que muitas das suas obras estão interrompidas e que teve de reduzir os seus funcionários para 9 assistentes, quando anteriormente com ele trabalhavam até 30 pessoas. Siza Vieira, com 78 anos de idade, diz que é importante a Europa se unir não só no papel, mas também em termos reais.