31 de maio de 2013

EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DOS 470 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES AO JAPÃO: “ESPAÇOS – PORTUGAL”, INAUGURA 4 JUNHO

No âmbito da Comemoração do 470º Aniversário da Chegada dos Portugueses ao Japão, a Embaixada de Portugal, com a colaboração do Camões, I.P. organizará no Hillside Forum em Daikanyama a exposição “ESPAÇOS – PORTUGAL”, entre 4 e 10 de Junho próximo, com entrada gratuita. 

ESPAÇOS – PORTUGAL” será constituída pelas seguintes exposições: 



“EDUARDO SOUTO DE MOURA – CONCURSOS 1979-2011” 

Exposição sobre parte da obra do arquiteto português, inaugurada em Portugal na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em junho de 2011, dedicada especificamente a projetos concebidos para concursos de arquitetura (premiados ou não) entre 1979 e 2011. São 50 projetos, ao longo de 31 anos, 26 dos quais realizados entre 2007 e 2010. 

A exposição revela o método de trabalho de Souto Moura através de uma série de programas, croquis, maquetes, desenhos, fotografias e fotomontagens. E mostra que a arquitetura de Eduardo Souto de Moura é “fundamentalmente uma arquitetura culta, produzida com rigor conceptual, empenho, compromisso, como um cientista que persegue uma solução e como um artista que sabe onde não quer ir“. 

A exposição já foi apresentada em Portugal, Hungria, Coreia de Sul, França e Itália e desta vez será exibida em Tóquio, numa das mais prestigiadas salas de exposição japonesas, o Hillside Forum, projectado pelo Arquiteto Fumihiko Maki, também galardoado do Prémio Pritzker, tal como Eduardo Souto de Moura. 


“DIÁLOGOS COM AZULEJOS PORTUGUESES” 

A exposição será dividida em três partes: uma de cartazes intitulada “Azulejo Português: Diálogos Contemporâneos”, co-produzidaa pelo Camões I.P. e Museu Nacional do Azulejo e outras “Vento de Portugal” e “Boarding”, ambos dos artistas japoneses, Haru Ishii e Jun Shiras

Local: Hillside Forum Hillside Terrace, F, 18-8 Sarugakucho Shibuya-ku Tokyo (http://www.hillsideterrace.com/access/index.html), a 3min. da estação  JR “Daikanyama” Toyoko Line e a 7 min. da estação JR “Nakameguro” Toyoko Line, ou Hibiya Line 

Datas: 4 de Junho 13:00 – 16:30 
           5 ~ 9 de Junho 11:00 – 19:00 
           10 de Junho 11:00 – 16:30

Paralelamente, outras actividades conviverão no mesmo espaço:

VENDA DOS VINHOS E PRODUTOS PORTUGUESES 

Nos dias 8 (Sáb) e 9 (Dom) de Junho, abrirá na Gallery on The Hill, anexa ao Hillside Forum, uma loja especialmente dedicada aos vinhos e produtos de Portugal, patrocinada pela Harimaya (http://www.w-harimaya.co.jp/index.html), importador de vinhos portugueses, que ali venderá os vinhos verdes, tintos, brancos e do Porto das marcas que representa. 

A empresa Tartaruga (http://tartaruga.jp/), importador de artigos portugueses de Quioto, venderá Galos de Barcelos, lençóis de namorados do Minho e outros produtos “kawaii” de Portugal. 

ESTANTE DEDICADO A PORTUGAL NAS LIVRARIAS “TSUTAYA” 

No âmbito da exposição, as livrarias de TSUTAYA em Daikanyama T-Site (http://tsite.jp/daikanyama/access/) e do centro comercial Roppongi Hills (http://www.roppongihills.com/shops_restaurants/shops/en/various/104660115.html), vão criar uma estante dedicada aos livros sobre Portugal, durante o mês de Junho.