O Logótipo simboliza a amizade e os centenários laços que unem os dois povos, daí a referência a 1543. O Tratado de 1860 é um reatar de um relacionamento há muito estabelecido. As ondas estilizadas e a desconstrução cromática das bandeiras simbolizam o diálogo futuro, moderno e dinâmico entre Portugal e o Japão.
Este Logótipo marcará todas as actividades apoiadas pela Embaixada em 2010.
O Campeonato superTmatik Cálculo Mental é um projecto ao nível da educação matemática, destinado a alunos do ensino básico de escolas públicas e privadas (06-15 anos de idade). Com uma enorme receptividade por parte de alunos, professores e restante comunidade escolar [em três anos as participações evoluíram das 12.000 (1ª edição, 2007) para as 90.000, na 3ª edição 2009] a iniciativa alia as componentes didáctica e lúdica numa formula que gera nos alunos motivação para a pratica das quatro operações matemáticas básicas, tudo em ambiente de muita emoção e adrenalina, próprias das grandes competições!
Objectivos do Campeonato:
- Fomentar o interesse pela prática do cálculo mental;
- Desenvolver destrezas numéricas e de cálculo;
- Reforçar a componente lúdica na aprendizagem da matemática;
- Detectar e divulgar talentos na área do cálculo mental.
De dia 27 de Dezembro a 18 de Janeiro estará aberta ao público, nos armazéns Takashimaya de Nihonbashi em Tóquio a exposição de duas obras do aclamado artista japonês Kitaoji Rosanjin, a "Sakura" e o "Fuji" provenientes da colecção privada de José de Mello em Portugal.
A AICEP Portugal Global, em colaboração com a Feira “Messe Frankfurt”, vai organizar a sessão “Japão – fileira casa/lifestyle”, com a participação de dois especialistas japoneses desta fileira, que se deslocam expressamente para o efeito, a qual terá lugar nos dias 7 e 8 de Janeiro 2010, respectivamente em Lisboa e Porto.
O Japão é, no Extremo Oriente, o mercado de referência em que as suas modas e tendências são seguidas tanto em Xangai, Pequim, Hong Kong, ou Seul.
No relacionamento económico entre Portugal e o Japão, e apesar do saldo tradicionalmente desfavorável a Portugal, é de referir uma evolução positiva das exportações portuguesas nos últimos 5 anos (2004-2008), com uma taxa de crescimento média anual da ordem dos 38%.
Apesar das quebras esperadas nos valores exportados em 2009, há, desde já, que preparar a recuperação no mercado em linha com a recuperação da economia japonesa que já se perfila para 2010.
Com 127 milhões de habitantes e consumidores sofisticados, grande apetência por produtos estrangeiros de qualidade e um dos mais elevados poderes de compra do Mundo, o Japão tem oportunidades de negócio que interessam às empresas portuguesas. Destacamos: materiais de construção, bens de consumo, e ainda sectores da saúde, do ambiente e os de ponta como a nanotecnologia, a biotecnologia, a bioquímica, a engenharia genética e as energias alternativas.
Quanto à fileira “casa/lifestyle”, o objectivo é proporcionar informação sobre esta fileira no mercado japonês a qual ganha expressão na Feira de impacto regional “Interior Lifestyle” que tem lugar em Tóquio de 3-5 Junho 2010 e em que participaram, em 2008, mais de 650 expositores e cerca de 28.000 visitantes de 36 países.
Dirijo-me a todos, cumprindo com gosto esta boa tradição portuguesa da Mensagem de Natal.
O Natal é o tempo do reencontro, da família, da solidariedade. E é também o tempo da esperança.
É destas duas palavras que vos desejo falar: de esperança e de solidariedade.
Palavras apropriadas a esta quadra do Natal. Mas, sobretudo, palavras necessárias aos tempos que vivemos.
Em primeiro lugar, a esperança.
O ano de 2009 ficou marcado em Portugal como, de resto, em todos os países do Mundo, pelos efeitos da maior crise económica e financeira dos últimos 80 anos. Este foi, portanto, um ano de grande exigência para todos, famílias, trabalhadores e empresas.
Mas com a intervenção do Estado, no momento certo, foi possível estabilizar o nosso sistema financeiro, apoiar as famílias, apoiar as empresas, estimular a economia.
A crise económica mundial persiste, é certo, mas há agora sinais claros de que estamos a retomar lentamente um caminho de recuperação.
Temos, porém, ainda muito trabalho pela frente.
Precisamos de investimento público que crie emprego.
Precisamos de investir nos domínios que são essenciais à modernização do nosso país: as infra-estruturas de transportes e comunicações, as escolas, os hospitais, as barragens, as energias renováveis. Precisamos de continuar a apoiar as nossas empresas, com particular atenção às pequenas e médias empresas, às empresas exportadoras, às empresas criadoras de emprego.
Precisamos de continuar a apostar na qualificação dos portugueses, estendendo a escola para todos até ao 12.º ano, promovendo a frequência do Ensino Superior, apostando, como temos feito no Ensino Profissional e no programa Novas Oportunidades, que já tem mais de um milhão de inscritos.
A esperança num ano de 2010 com crescimento da economia e do emprego tem uma razão de ser: é a confiança nas capacidades dos portugueses. Esta é a nossa responsabilidade: estar à altura dos desafios dos tempos exigentes que atravessamos.
O Natal é também o tempo da fraternidade e da solidariedade. Ora, ser solidário é apoiar mais quem mais precisa. E é isso que temos procurado fazer, aumentando as pensões mais baixas, alargando a protecção no desemprego, atribuindo bolsas para a frequência do Ensino Secundário aos alunos mais carenciados, e, designadamente, aumentando mais uma vez, de forma significativa, o valor do salário mínimo.
Mas ser solidário é também apoiar as famílias. E por isso temos feito subir o valor do abono de família e temos em curso o maior programa de sempre de investimento em creches, para ajudar as jovens famílias a cuidar dos seus filhos.
Esperança, confiança, solidariedade. Os portugueses sabem que podem contar, da minha parte, com confiança, energia e determinação na resolução dos problemas do País. É com este espírito e com esta atitude que encaro o ano de 2010. E sei que é também esta a atitude dos portugueses e das portuguesas que todos os dias dão o melhor do seu esforço e do seu talento em nome das suas famílias, dos seus filhos e do seu País.
Caros concidadãos:
Neste ano que agora termina há um acontecimento que quero recordar, pelo que ele representa de afirmação de Portugal no mundo. No passado dia 1 de Dezembro, entrou em vigor o novo Tratado da União Europeia, o Tratado de Lisboa.
O nome da capital de Portugal ficará, a partir de agora, associado à construção de uma Europa mais forte e mais capaz de se afirmar no mundo para defender os valores da paz, do desenvolvimento, da coesão e da democracia.
É também meu dever, que cumpro com satisfação e orgulho, saudar e expressar o meu profundo reconhecimento aos militares portugueses em missões de paz no estrangeiro que, com a sua acção, têm dado um contributo ímpar para a afirmação de Portugal no mundo.
Quero também dirigir uma palavra de solidariedade e de apoio aos que foram afectados pelas recentes intempéries.
Quero garantir-lhes que o Governo usará todos os instrumentos para os ajudar a superar as dificuldades e para retomar a actividade económica nas zonas mais afectadas.
Quero, finalmente, dirigir uma palavra especial de saudação aos nossos compatriotas espalhados pelos vários cantos do mundo que nesta época têm no seu espírito as suas famílias, os seus entes queridos e o seu País.
A todos os portugueses e às suas famílias quero desejar um Feliz Natal e um bom Ano Novo.
O conceituado fabricante de pianos japonês KAWAI patrocinará os eventos musicais a organizar pela Embaixada durante o ano de 2010, no âmbito dos 150 Anos das celebrações do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão.
A Federação japonesa de futebol anunciou que está em conversações com a sua congénere portuguesa para a realização de um jogo amigável em 3 de Março 2010, como preparação das duas equipas para o Mundial que se realizará na África do Sul.
Em princípio, o jogo seria realizado em Portugal. Estaremos atentos aos desenvolvimentos.
Dirijo-me às portuguesas e aos portugueses residentes no estrangeiro para a todos desejar um Feliz Natal.
O Natal é um tempo social que apela à reflexão, simboliza a paz, a harmonia e estimula o permanente desejo de encontro entre os homens, entre culturas ou na família. É neste tempo, mas também na circunstância da nossa história, com os constantes desafios colocados pela ambição do desenvolvimento, que Portugal tem mais presente todos os seus que tão laboriosamente dão conta de si, da sua cultura, das suas origens, nos mais longínquos lugares do mundo.
Nessa lembrança, para além dos sentimentos de pertença, de partilha de uma cultura, e, também, de uma língua cada vez mais importante, o sinal de proximidade materializa-se no testemunho que o esforço do país constitui, ao criar e desenvolver instrumentos e mecanismos para uma melhor vivência da cidadania, independentemente da distância a que cada um se encontre do seu país.
Há muito caminho a percorrer porque há um sentido de vinculação da Diáspora a que o país não pode ser alheio. Há parcerias que estão por fazer e que, na era da globalização, podem ajudar muito na construção das relações entre Portugal e os Países de acolhimento e bem assim contribuir, de modo significativo, para a sua plena integração social e económica, para a internacionalização da economia e das empresas.
Por outro lado, torna-se imperioso dar mais razão aos afectos, à saudade.
Há mais razão para a solidariedade que faça, sustentadamente, as pontes sociais, cujos pilares nascem das múltiplas actividades desenvolvidas pelas associações que as comunidades portuguesas souberam fazer nascer.
Encorajo o movimento associativo para que coopere mais entre si e possa congregar melhores recursos para combater os focos de carência que eventualmente atinjam compatriotas. Este é o tempo de reunir instrumentos, de concentrar energias, para dar maior dimensão ao papel social dessas organizações, já de si relevantes, que o Estado português apoia qualitativamente.
Dentro das limitadas possibilidades económicas, também o país está a concentrar esforços no sentido de melhor apoiar essas organizações e os compatriotas a quem a vida deixou de sorrir, com extrema necessidade, residentes no estrangeiro, através de programas de carácter social cada vez mais abrangentes e reforçados financeiramente.
Vivem-se tempos de grande complexidade cujas respostas aos problemas muito beneficiarão do dinamismo e da positividade com que sempre os portugueses encararam o mundo nas mais adversas condições a que a Diáspora os desafiou. Nesta quadra, bem marcada pela fraternidade, pelo espírito de solidariedade, cuja principal representação nos transporta à reunião da família, importa despertar e mobilizar as consciências colectivas.
Renovo os desejos de Um Natal em paz a todos os portugueses e aos luso-descendentes e também a todos quantos, como os nossos militares e forças de segurança, no estrangeiro, desenvolvem serviço público para que os outros possam ver garantidos direitos de cidadania, paz e liberdade.
Boas festas e um próspero Ano Novo.
António Braga
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
Com a devida vénia ao "Diário de Notícias", transcrevemos uma notícia publicada na edição de 5 de Dezembro, intitulada "Entronização de Akihito assinalada em Lisboa":
Por ocasião do 20.º aniversário da entronização do Imperador Akihito, a Embaixada do Japão em Portugal realizou quinta-feira uma recepção em Lisboa, em que foi igualmente assinalado o aniversário do monarca nipónico, que se celebra no próximo dia 23. A ocasião serviu ainda para recordar que 2010 constitui um marco nas relações luso-nipónicas, ao perfazerem-se 150 anos da assinatura do primeiro tratado de paz, amizade e comércio entre os dois países.
A assinatura daquele documento a 3 de Agosto de 1860 institucionalizou uma relação que, de facto, fora iniciada três séculos antes com a chegada dos navegadores portugueses à ilha de Tanegaxima, em 1543. Uma relação que se prolongou ao longo dos tempos, sob diferentes formas, e que encontrou, do lado português, exemplo elevado em Wenceslau de Moraes. Este foi observador informado da vida e costumes do Japão, país onde viveu na transição do século XIX para o XX, e sobre o qual deixou importante testemunho na sua obra.
Mais recentemente, a relação luso-nipónica foi alvo de distinção especial quando, na Expo'98, foi mostrada em primeira mão mundial a inestimável colecção de conchas marinhas do imperador Hirohito, pai do presente monarca.
Enquanto em Lisboa cerca de 350 figuras da vida nacional e elementos do corpo diplomático se encontravam na residência do embaixador, no mesmo dia mais de 50 mil pessoas concentraram-se diante do Palácio Imperial, em Tóquio, para participarem nas celebrações que assinalaram a entronização de Akihito como imperador da mais antiga monarquia hereditária do mundo. Neste dia, o Imperador reuniu-se com a imprensa em que sublinhou a importância das novas gerações japoneses não esquecerem as lições da história.
Entre as personalidades presentes contaram-se o Secretário de Estado da Justiça, João Correia, o Embaixador Vasco Valente, SG do MNE, Simonetta Luz Afonso, Rosa Mota e Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente.
O Foreign Press center do Japão possui agora um serviço em português contendo o resumo das principais notícias e editoriais dos jornais japoneses em língua portuguesa, bem como em 8 outras línguas. Pode consultar em: http://fpcj.jp/modules/news10/index.php?&ml_lang=en
Realizou-se no passado dia 27 de Novembro em Osaka o 59.º encontro da Sociedade Luso-Nipónica local, presidida pelo nosso Cônsul-Honorário, Sr. Katsuo Inabata, tendo na ocasião estado presente, em representação da Embaixada, o Conselheiro Paulo Chaves.
Realizou-se no passado dia 5 do corrente, nas instalações da Universidade de Kanda, em Chiba, o 6.º Concurso de Eloquência em Língua Portuguesa, com a participação de 18 alunos da instituição.
Os prémios foram atribuidos a Chie Shimamura (Categoria A/alunos do 2.º Ano), Yukiko Kono (Categoria B/alunos dos 3-4s Anos) e Mei Miyata (Categoria C/alunos que viveram num PLOP).
A 28 de Novembro teve lugar na Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto a “XXVII Edição Concurso de Eloquência de Língua Portuguesa para Estudantes Universitários Japoneses”.
Submeteram-se este ano a concurso doze alunos, dois da Universidade de Estudos Estrangeiros de Quioto, dois da Universidade de Osaka, um estudante da Universidade Keio, quatro da Universidade de Kanda de Estudos Internacionais, da Universidade de Tenri e dois da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tokyo. O júri que avaliou os alunos era composto pelo Embaixador de Portugal ( Presidente do Júri), Embaixador do Brasil, por uma representante do Instituto de Estudos Portugueses da Universidade de Macau e pela Conselheira Cultural desta Embaixada em representação do Instituto Camões.
Os dois primeiros prémios (duas bolsas de estudo concedidas pelo Instituto Camões) foram entregues aos alunos Miki Fuji e Yasunori Mori, ambos da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tokyo. O segundo e terceiro (bolsa de estudos na Universidade de Macau) foram recebidos por Michiyo Nobuta (Universidade de Osaka) e Asami Tada (Universidade de Estudos Internacionais de Kanda), respectivamente. Os dois restantes prémios (em valor monetário) foram dados aos alunos, Chie Yoneda e Kazuya Kitagawa, da Universidade de Osaka e Universidade de Estudos Intenacionais de Kanda.
- Companhia Takarazuka - Drama Inês de Castro - Lenda de Coimbra
-Lançamento pela Embaixada de Portugal do Logotipo para as Celebraçõesno Japão
11月
宝塚歌劇団 「コインブラ物語」 於 日本青年館・梅田劇場
日本ポルトガル修好通商条約150年記念ロゴ公表
DEZEMBRO
19 – Exposição de Fotografia de Sayuri Naito sob o tema de ‘Ponte 25 Abril em Lisboa’, no Museu Metropolitano de Fotografia de Tóquio.
27 - Inauguração da Exposição “Kitaoji Rosanjin – on the 50th anniversary of his passing featuring a homecoming exhibition of his masterpieces from Portugal – Sakura e Fuji”. (Galeria de exposições dos Armazéns Takashimaya de Tóquio (Dez.2009 a Jan. 2010)
(data a determinar) Sarau Musical (Canto) na Residencia do Embaixador.
6 -18 Exposição de Pintura de Pedro Besugo na Galeria ‘‘Arton’’ em Kyoto
10 -Exposição do trabalho em azulejo produzido em Portugal - de Haru Ishii na Galeria Hana, em Quioto.
17 – Início do Ciclo de Cinema Português no Iwanami Hall em Tóquio, com apresentação dos filmes “Non, ou A Vã Glória de Mandar” e “Cristóvão Colombo – o Enigma”, de Manoel de Oliveira.
19 - Cerimóniada Sociedade Luso-Nipónica de Tóquio no âmbito do Festival de Cinema Português, no Iwanami Hall.
24 - Encontro / almoço anual de estudantes e bolseiros portugueses no Japão na Residência do Embaixador
Comércio: Presença portuguesa na feira ‘’International Shoe Fair’’
4月
(日程未定)音楽の夕べ 於 大使公邸
6 – 18 ペドロ・べズーゴ絵画展 於 ギャラリーアートン (京都)
10 - 石井春 個展 於 ポルタギャラリー「華」(京都駅地下街ポルタ)
17 -マノエル・デ・オリヴェイラ作品上映「ノンあるいは支配の虚しい栄光」、
「コロンブス」 於 岩波ホール
19 - 日本ポルトガル協会セレモニー 於 岩波ホール
24 - 在日ポルトガル人学生の集い 於 大使公邸
経済: 国際シューフェアに参加(10月?)
MAIO
27-Inauguração do Festival ‘’EU Film Days’’, no National Film Center, em Tóquio – Participação Portuguesa com o filme “Belle Toujours” de Manoel de Oliveira,
28 - Cerimónia da entrega do Prémio ‘Rodrigues o Intérprete’ na Residênciado Embaixador
Mês dedicado a Portugal na Galeria Gyre em Omotesando, Tóquio (15Maioa 15 Junho):
Exposição Fotografia “Arte Portuguesa no Japão” .
Exposição de Ceramistas Portugueses e Japoneses
Exposição “Fernão Mendes Pinto” de David Almeida em conjunto com Exposição proveniente do Instituto Camões.
Exposiçãode Caligrafia “Ponte Pequena” sobre literatura portuguesa - Senhora Iku Yamamoto
Conferência sobre a vida e obra de Fernão Mendes Pinto
Turismo: Missões de agentes económicos a Portugal
5月
27-EUフィルムデーズオープニング
「夜顔」(マノエル・デ・オリヴェイラ)出品
28 - ロドリゲス通事賞授与式 於 大使公邸
ギャラリーGYRE ポルトガル月間 於 ギャラリーGYRE 表参道
5月15日~6月15日
写真展『日本におけるポルトガルアート』(写真:海老原勇人)
ポルトガル人・日本人アーティストによる陶芸・アズレージョ展
ダヴィッド・デ・アルメイダ展「フェルナン・メンデス・ピント」、ポルトガルポスター展とともに
観光:経済エージェントによる視察
JUNHO
4 - Sarau de Piano pela Pianista Nami Eijiri (Prémio Vianna da Motta), seguido de jantar na Residênciado Embaixador
10 - Recepção para assinalar o dia de Portugal e também os 150 anos da Assinatura do Tratado Luso-Nipónico na Residência do Embaixador.
11-12-13- Spring Arts Festival Shizuoka 2009 – Teatro “Ode Marítima” de Fernando Pessoa, apresentação : Claude Régy (Shizuoka Performing Arts Center)
18 - Sociedade Luso-Nipónica de Tóquio celebração dos 150 anos do Tratado
- Participação de Portugal no Festival de Cinema de Curta Metragem ‘’Short Shorts’’ em Harajuku, Tóquio.Apresentação filme ‘’Arena’’ de João Salavisa com presença prevista do realizador.
Comércio: Presença na feira Renewable Energy International Exhibition
Exposição de Arquitectura ‘’Portugal fora de Portugal’’ (a confirmar)
Presença na feira Automotive Parts Solution Fair
Presença na feira Internacional Bio Forum & Bio Expo Japan
13 - Conferência pelo Embaixador de Portugal na Asiatic Society - ‘’Portugal Old and New’’
25 - Festival de Fado com eventual presença de Fadista Portuguesa
Associação Cultural de Kawasaki
Musa Hall Kawasaki – Tóquio
29 -Concerto da Orquestra de Câmara de Portugal no Dai Ichi Seimei Hall, Tóquio (a confirmar)
Turismo: Presença Portuguesa na feira da JATA
9月
13 - アジアティック・ソサイエティーにて大使による講演
25 - ファド・フェスティバル (ポルトガルファド歌手招聘の可能性あり)
主催:川崎文化協会 於 ミューザ川崎
29- ポルトガル室内楽団によるコンサート 於 第一生命ホール(予定)
観光: JATAによるフェアに参加
OUTUBRO
6 - Provas de Vinhos da Madeira -(Hotel Four Seasons)
Jantar com prova de Vinhos da Madeira na Residência, e com a colaboração do Instituto do Vinho, do bordado edo Artesanato da Madeira (IVBAM)
7 - Exposição de 3 artistas portugueses (artes plásticas) no Pola Museum Annex-Ginza Tóquio
7,8,9 - Semana de Portugal em Nagasaki -Festival Okunchi tendo Portugal como tema principal
Outras iniciativasa definir.
22 - Lançamento Selo Comemorativo no Japão - Cerimónia comemorativa na Residência do Embaixador
- Ciclode Cinema Português em Tóquio ‘’National Film Center’’, promovido pelo Centro Athénée Française Cinema Community Center.Itinerário por diversas cidades japonesas (TOKYO (National Film Center e Athenée Français), SENDAI, KAWASAKI, KANAZAWA, KOBE, HIROSHIMA, YAMAGUCHI, KOCHI, FUKUOKA, QUIOTO, NAGASAKI.
Recepção na Residência do embaixador para assinalar abertura ciclo Cinema Português.
Comércio:Feira específica de produtos agro-alimentares (a confirmar)
Presença na feira European Textile Fair/JITAC (Tecidos)