Realizou-se no passado dia 4 de Dezembro, na Universidade Kanda de Estudos Internacionais, a 7ª edição do Concurso de Oratória lusófona, promovido pelo Departamento de Línguas e Cultura (cerca de 150 alunos na secção de português). Como habitualmente, a embaixada esteve representada, tendo feito parte do júri os Drs. Paulo Chaves e Duarte Bué Alves (que foi ainda composto pela Adida Cultural da Embaixada do Brasil e por uma professora de português da Universidade Yokohama).
Os doze participantes foram divididos em três grupos (consoante nível de domínio de língua) e prestaram provas, recitando poemas e apresentado um texto que eles próprios escreveram e respondendo a uma entrevista.
Alunos vencedores de cada categoria receberam, entre outros prémios (dicionários, diplomas, selos comemorativos dos 150 anos Tratado Amizade), um cheque-livro e livros sobre cultura portuguesa, oferecidos pelo Centro Cultural da Embaixada. Todos os participantes receberam ainda pequenas lembranças da Embaixada. Vencedores foram Kasane Suzuki (categoria nível 1), Mai Kusuda (nível 2-3) e Michinori Katsuta (nível 4).