9 de dezembro de 2010

Basílio Horta, Presidente AICEP: Carro eléctrico vai tornar Portugal conhecido no Japão

"Em termos de imagem de Portugal no Japão [o carro eléctrico] pode abrir outras portas, não só para produtos mas também para outros mercados", refere o presidente da AICEP .

O presidente da agência para o comércio externo português considerou hoje que a aposta nos carros eléctricos vai fazer com que Portugal seja conhecido no Japão pelos seus produtos de alta tecnologia, o que poderá abrir portas a novos mercados. 

"Durante muito tempo exportamos para o Japão os nossos produtos tradicionais: azeite, cortiça, vinho. Agora estamos numa nova fase. O carro eléctrico entra nos produtos de alta tecnologia e Portugal passa a ser conhecido no Japão não apenas pelos seus produtos de tradição, mas também por produtos de alta tecnologia, o que simboliza a mudança que houve no modelo da nossa economia", disse à Lusa Basílio Horta, o presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal). 

Basílio Horta falava à margem do seminário "Challenges and Opportunities for the Electric Vehicle Society" (Desafios e Oportunidades para a Sociedade do Veículo Elétrico), organizado conjuntamente pela AICEP e pela sua congénere japonesa, a JETRO (Japan External Trade Organization). 

Para o presidente da AICEP, "em termos de imagem de Portugal no Japão [o carro eléctrico] pode abrir outras portas, não só para produtos mas também para outros mercados". 

Portugal poderia ser uma plataforma para as empresas japonesas entrarem em África, disse Basílio Horta. 

"O Japão, quando olhar para África podera fazê-lo connosco, em conjunto com empresas portuguesas. Ou mesmo para o Brasil, embora o Japão esteja no Brasil com uma grande implantação. Mas há uma mudança qualitativa do relacionamento económico entre Portugal e Japão", disse o presidente da AICEP. 

"Estamos a criar um cluster do carro eléctrico, como criámos já para o sector aeronáutico. É um aspecto relevante para Portugal, já para não falar do impacto da mobilidade eléctrica na nossa balança comercial: se nesta altura tirássemos a energia e os combustíveis às nossas importações, pela primeira vez teríamos uma balança comercial positiva", salientou Basílio Horta. 

Num contexto mais global, o presidente da agência para o comércio externo disse que as exportações portuguesas estão a crescer. 

"Os números são animadores. Em Setembro as nossas exportações estão a crescer 15,4% no seu conjunto, e a crescer muito em produtos de média e alta tecnologia, que nesta altura já são uma parte muito importante da nossa exportação", disse. 

Estamos a criar um cluster do carro eléctrico, como criámos já para o sector aeronáutico. 


Basílio Horta


Por outro lado, o comércio externo está a crescer para os mercados fora da Europa. "Estão a crescer para fora da Europa mais de 18%, o que é muito importante. Hoje mais de 25% das nossas exportações são para fora da Europa, o que significa que a estratégia de diversificação de mercados está a dar resultados", salientou. 

Já quanto à taxa de cobertura das exportações pelas importações, passou de 59% para 63%, disse Basílio Horta. "Estamos numa boa linha de recuperação, próximo dos números de 2008", concluiu.